Veja o que é e como funciona o Google Documentos

Você já deve ter visto por aí aquela publicidade que diz que “com o Google Documentos, você pode escrever, editar e colaborar onde estiver. Gratuitamente”. Não viu? É um anúncio que o próprio Google faz. Mas, nem todo mundo sabe o que e como funciona o Google Documentos.

Você sabe? Pensando nisso e como uma forma de disseminar um produto gratuito, a gente criou este conteúdo. Primeiro, saiba que é do Google, portanto, é confiável. E, outra coisa, é que ele pode ser bastante útil para você usar pessoalmente ou até mesmo no trabalho. Veja as características dele.

Veja o que é e como funciona o Google Documentos 1

Além da Edição

O Google Documentos é uma ferramenta de edição de texto, que é para facilitar a vida do usuário. Ela permite a edição e também a formatação de textos e parágrafos. Assim, dá para escolher centenas de fontes e adicionar links ou imagens ou desenhos ou o que você achar melhor.

Lembrando que o Google garante que todos recursos usados nessa ferramenta, assim como a própria ferramenta, são gratuitos.

Acesso Remoto

Uma das grandes sacadas do Google Documentos é o acesso remoto. Assim sendo, isso nada mais é do que “dá para acessar os seus documentos em qualquer lugar e a qualquer hora”. E acessar, aqui, significa algo como editar e criar também, viu.

Portanto, se você tem a conta no Google, pode acessar o Google Documentos pelo seu smartphone, pelo seu tablet, pelo seu computador ou pelo seu notebook. E mesmo sem uma conexão com a internet.

Interação Instantânea

Outra característica do Google Documentos que é bem legal de ser citada é a possibilidade de interação com outras pessoas. Assim, várias pessoas podem trabalhar juntas no mesmo documento e simultaneamente.

Isso porque dá para compartilhar o documento com qualquer pessoa, como os amigos, os colegas da escola, da faculdade, do trabalho, da família, etc. E eles podem visualizar apenas ou também editar o documento, como você preferir.

Salvamento Automático

Agora, você já passou pela situação de ter estar escrevendo um documento, em um programa de texto, e de repente perder tudo por que esqueceu de salvar? No Google Documentos, isso não acontece porque tudo é salvo automaticamente, desde a criação do documento.

Assim, ao digitar uma letra, ele já salva. E você ainda pode ter um histórico de revisões para as versões mais antigas do mesmo documento que está trabalhando. Dá para fazer esse histórico por data de revisão ou mesmo pelo nome de quem fez as alterações.

Como começar a usar ou testar o Google Documentos?

Se você ficou interessado nessa ferramenta, lembre-se que ela é gratuita. Porém, é preciso fazer o download. E aí é só começar a usar, bastando criar um documento. E você não precisa abrir programas para isso porque você pode usar o seu próprio navegador. Mas, também dá para baixar o aplicativo gratuito de celular para usar nesse tipo de dispositivo.

Para saber mais sobre esse programa do Google, acesse a página oficial do Google Documentos.