Como eliminar o vício da procrastinação em 6 passos

Distrações, perca de tempo na realização de coisas que poderiam esperar, falta de foco, são tantas coisas que podem ser elencadas dentro desse hábito muito presente na vida e diversas pessoas. O assunto aqui, é sobre a famosa procrastinação. 

Talvez, esse hábito, seja o motivo pelo qual você tem deixado alguns projetos apenas no papel. E, infelizmente, não existe uma fórmula mágica para acabar com isso, se fosse assim, seria bem mais fácil, não é mesmo? 

Como eliminar o vício da procrastinação em 6 passos
Foto: (Reprodução/internet)

No entanto, existem algumas formas de se livrar desse problema, que iremos elencar ao longo deste artigo. 

1# Seja sincero consigo mesmo

Primeiramente, você precisa identificar no que está procrastinando. Se é nos estudos que você tem deixado pra ler o material que vai cair na prova pra depois, ou se tem postergado na organização daquele projeto do seu trabalho. Entenda o que te faz perder o foco. 

É natural que quando temos muitas atividades para cumprir, acabamos não sabendo por onde começar e terminamos não fazendo absolutamente nada. Mas, isso é apenas uma questão de organização. Diga para você mesmo o que tem tomado o seu tempo e te atrapalhado com alguns objetivos. 

2# Organize os seus compromissos por ordem de prioridade

Não adianta nada identificar o problema e ser sincero consigo, se você não fizer o principal, que é organizar os seus compromissos. Um dos motivos principais da procrastinação, é justamente por não saber por onde começar e acabar ocupando a mente com coisas inúteis, pelo menos para aquele momento. 

Crie uma lista por ordem de prioridade. Se você sabe que precisa correr para cumprir alguma meta no trabalho, ou que está chegando o dia da sua prova e você ainda não estudou. Comece por ai… 

É preciso saber a diferença entre o que você deseja e o que é realmente uma necessidade. No exemplo citado acima, se você não bater as suas metas, poderá ir mal no trabalho, e isso irá lhe prejudicar, sendo assim, é uma prioridade. É claro que isso irá depender da sua agenda e rotina. 

3# Elimine aquilo que te desvia do seu foco

É preciso saber aquilo que está fazendo com que você fique o tempo inteiro se distraindo. Atualmente, a maioria das pessoas passam horas e horas nas redes sociais, e isso é um dos principais meios pelos quais não conseguem focar em coisas importantes. 

Se você percebeu que está tendo dificuldades de concentração, porque olha o celular a cada 2 minutos, existem algumas formas de fazer com que isso não seja mais um problema. 

  • Deixe o celular longe de você, guarde na bolsa, ou coloque fora do seu alcance 
  • Estabeleça um tempo para olhar suas notificações, por exemplo, há cada 1h você pode dar uma olhada de 5 minutinhos pra ver se alguém importante falou algo, ou se recebeu alguma ligação)
  • De último caso, exclua os app das redes sociais do seu celular. Essa é uma medida um pouco mais drástica, no entanto, algumas pessoas não conseguem olhar rapidamente o celular, sem perder horas no instagram. Se esse for o seu caso. Desistale! 

4# Coloque o seu local de trabalho ou estudos em ordem

Um ambiente limpo e organizado faz toda a diferença para a sua produtividade. Já imaginou que você precisa estudar para a matéria que irá cair na prova, e você senta em uma mesa toda empoerada? Ou então, que esteja cheia de coisas postas na mesa, o que não vai faltar são coisas para que você se distraia. 

Se até uma mosca voando distrai aqueles que não conseguem manter o foco, imagina uma mesa cheia de coisas. Por isso, antes de tudo, organize o local que você irá trabalhar ou estudar. Deixe tudo em ordem. 

5# Gerencie suas emoções

Esse tópico é um dos mais importantes dessa lista. Se a sua mente não está entregue aquilo que você se propôs a fazer, certamente, isso resultará na falta de produtividade. Já pensou, ter que estudar matemática, por exemplo, com a cabeça cheia de preocupações. Acho que vai dar ruim, né? 

Tente fazer uma meditação, avalie o que está desviando a sua atenção no sentido de mexer em suas emoções. Busque alternativas para que isso não te consuma a ponto de impedir que você seja produtivo. 

6# Cuide da sua saúde

Siga todos os passos citados anteriormente, mas não esqueça de si mesmo, se o seu bem estar físico não estiver em ordem, aí é que você não conseguirá executar todas as atividades que precisa mesmo. Sentir dores, seja ela qual for, pode ser um motivo para que você pare de fazer o que precisa. 

Pratique alguma atividade física, seja ela dança, academia, futebol, ou até mesmo um yoga. O importante é que o seu corpo esteja em perfeito funcionamento. Nunca se esqueça de que você é a sua maior prioridade, cuide-se, acima de tudo.