Como conversar com a filha sobre a primeira menstruação

Conforme os filhos vão crescendo novas preocupações e responsabilidades vem surgindo e se tornam, muitas vezes, verdadeiros tabus para alguns pais que não sabem ao certo como abordar determinados assuntos com seus filhos, mesmo compreendendo a importância do assunto. 

A chegada da puberdade é um processo doloroso e desconhecido tanto para os filhos, quanto para os pais. São inúmeras dúvidas que surgem junto com as mudanças corporais, e uma dela é em relação a primeira menstruação. Veja como abordar esse assunto com sua filha. 

Como conversar com a filha sobre a primeira menstruação
Fonte: (Reprodução/Internet)

Importância da conversa com os pais sobre puberdade 

Por mais que esse assunto seja um pouco incômodo para a maioria dos pais, é extremamente importante que o tema seja tratado com naturalidade. O apoio paternal em um momento de tantas mudanças corporais e hormonais que afetam o psicológico dos adolescentes é fundamental para que se torne mais fácil de lidar. 

Como conversar com a filha sobre a primeira menstruação
Fonte: (Reprodução/Internet)

A puberdade atinge de diferentes formas para meninos e meninas. O processo de mudanças se iniciam aos 10 anos de idade podendo chegar até os 16. Durante toda essa fase, as incertezas chegam para os adolescentes que precisam lidar de forma tranquila e consciente com essas mudanças. 

No caso das meninas, a primeira menstruação, conhecida como menarca, é um dos momentos mais delicados da puberdade. Este assunto também se torna complicado para os pais que muitas vezes não conseguem orientar e ensinar suas filhas sobre o processo menstrual. 

Menarca: o que é e como aconselhar meninas sobre o tema

A menarca é basicamente a primeira menstruação. Este momento é um marco na vida de qualquer menina tanto fisiologicamente, como de forma simbólica. Mas, biologicamente falando, a menarca é o sinal de que a menina está pronta para ter filhos, iniciando seu período fértil da vida

Como conversar com a filha sobre a primeira menstruação
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além disso, é próximo a primeira menstruação que a menina começa a perceber mudanças significativas em seu corpo, como o crescimento de seus seios, surgimento de pelos pubianos e nas axilas. E, após o início do ciclo menstrual, as mudanças começam a ser ainda mais perceptíveis.

Muitos pais se sentem envergonhados ou tratam a menstruação como motivo de comemoração, e se esquecem de advertir suas filhas sobre o que ocorre em uma menstruação. É recomendado que o assunto seja pauta antes que aconteça, para que as meninas estejam mais preparadas para lidar. Acompanhe algumas dicas de como abordar o tema.

Informe-se e ensine os seus filhos

Quando o assunto é puberdade, reprodução e sexualidade, é necessário que os pais estejam preparados para esclarecer diferentes tipos de dúvidas. Portanto, busque assessoria de um profissional ou pesquise bibliografias confiáveis.

Fale sobre o lado positivo do ciclo menstrual

Os sintomas pouco habituais podem assustar as meninas, que sentirão que a menstruação é como se fosse estar doente. É importante que os pais expliquem que, mesmo com estes sintomas, é possível continuar a vida normalmente, mostrando que não é necessariamente um empecilho.

Mostre os produtos que ela poderá utilizar

Desde absorventes, até absorventes internos, coletores e calcinhas absorventes. É importante que as meninas saibam exatamente os produtos e medicações que ajudam a reduzir sintomas e a fazer suas atividades normalmente.

Evite amedrontá-las 

As mães compreendem as dificuldades e dores que um ciclo menstrual pode causar, mas é importante que as más experiências sejam deixadas de lado para evitar que as meninas associem este período apenas às coisas ruins.

Envolva outros familiares

É importante que as meninas se sintam confortáveis para discutir esse tema com outras pessoas, além da mãe. Por mais que este ainda seja um assunto dado como tabu, ele não se trata de nada além do que um processo natural do corpo feminino, e deve ser tratado com normalidade. 

Advirta sobre higiene pessoal

Durante a menstruação, o corpo produz uma maior quantidade de hormônios e os maus cheiros podem surgir. Por isso, é importante explicar para suas filhas sobre a importância de manter a higiene pessoal trocando o absorvente a cada 3 horas.

Ensine-a anotar os dias do seu ciclo

Ter noção da data de início e fim do ciclo menstrual é de extrema importância e costuma ser perguntado por profissionais de saúde durante consultas. Portanto, é importante que os pais ensinem suas filhas a anotarem ou utilizarem aplicativos que lhes entreguem este controle do ciclo.

Fique sempre atento(a) ao comportamento da sua filha e converse também com os meninos

Este é um momento delicado para todas as meninas. Por isso, é importante que os pais estejam atentos às mudanças corporais, realizem acompanhamento médico e se mostrem disponíveis para tirar dúvidas e auxiliá-las durante os momentos mais difíceis e delicados do ciclo menstrual.

Como conversar com a filha sobre a primeira menstruação
Fonte: (Reprodução/Internet)

Esta conversa também não deve ser limitada apenas para as meninas. Afinal, em ambientes escolares ou até mesmo em casa com outras irmãs, os meninos também precisam estar cientes das peculiaridades e da forma delicada que devem lidar com meninas que estão neste processo de ciclo menstrual.

O mais importante é deixar as meninas confortáveis para falar sobre este tema que ainda é tratado como tabu e até mesmo como motivo de vergonha. Não há nada de errado em um processo natural de um corpo, ele deve ser abraçado e compreendido por todos.