Como Consultar o Saldo do INSS e saber o seu extrato do benefício?

Nem todo mundo sabe quanto tem disponível no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por outro lado, a consulta do benefício é bem simples de ser feita, inclusive, ao fazer isso dá para saber se a situação está regularizada e de acordo.

Na real, além de não saber consultar o extrato do INSS, muita gente nem sabe o que é o INSS e acabam achando que ele só serve para aposentadoria. Só que na verdade não é bem assim.

Como Consultar o Saldo do INSS e saber o seu extrato do benefício?

Consultar o extrato do INSS

Entrando no site do “Meu INSS” aparece “bem-vindo ao meu INSS”. Essa é a forma mais simples de utilizar os serviços do INSS, incluindo aqui os extratos, saldos e consultas. Então, comece escolhendo o serviço no menu ao lado que vai aparecer na tela inicial.

E se tiverem dúvidas sobre a aposentadoria do INSS, todo mundo pode ligar no 135.

Bom, para acessar o extrato do INSS o cidadão que entrou no site do Meu INSS deve ir em “Extrato Previdenciário (CNIS)”. Em extrato previdenciário conseguimos ver o valor depositado pela empresa onde você trabalhou de carteira assinada ou que você mesmo contribuiu como autônomo.

E vemos também o nome da empresa em que trabalhamos. Tem o filiado, a data do início da contribuição e a data final, que é quando a pessoa sai da empresa.

Histórico do saldo do INSS

Na página ainda dá para acessar o simulador de tempo de contribuição (que é bem legal) e os dados cadastrais – na sequência, mostra ainda se o trabalhador se tornou MEI (Microempreendedor Individual) e as contribuições feitas nesse formato (em cima de um salário mínimo).

Na sequência mostra os meses de competência e a remuneração que incide sobre o valor de R$ 937. Na verdade, agora mudou para R$ 954, sendo esse o atual valor do salário mínimo no Brasil.

Vocês se atentaram para os indicadores? No Meu INSS dá para conhecer aquelas siglas do CNIS que aparecem ao lado das remunerações. CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais e nada mais é do que um banco de dados onde tem informações cadastrais.

Tem também informações sobre os vínculos empregatícios e remunerações. Tanto que quando você abre seu extrato já aparece em cima extrato CNIS. Temos que prestar muita atenção nessas siglas porque cada uma é algo diferente.

Consultar o INSS – por quê?

Agora que você sabe todo passo a passo para consultar o saldo, o extrato e tudo mais que tem a ver com o INSS, uma pergunta que pode ser feita é a seguinte: por que consultar o INSS de forma online? Um dos motivos é que isso é gratuito, isto é, não custa nada!

Outro motivo é que quando você sabe sobre os seus direitos precisa ter a certeza de que eles estão em dia e de que realmente você tem os recursos para se aposentar no futuro. O que acontece é que muitas empresas acabam não pagando os devidos valores aos funcionários.

A consulta gratuita do INSS também é importante para que a pessoa se programe e tenha, assim, um melhor controle das finanças pessoais.