Consulta gratuita ao benefício PIS – como fazer?

Algumas pessoas sabem que têm direito ao PIS, mas não sabem exatamente como fazer para saber se tem recursos para serem sacados. Então, você vai descobrir agora como consultar o PIS online, isto é: pela internet.

Dessa forma, é muito importante que você saiba após consultar o seu saldo do PIS para depois poder acompanhar o calendário proposto para o pagamento do benefício e, por fim, realizar o saque do seu benefício, que acontece anualmente.

Consulta gratuita ao benefício PIS - como fazer?
Foto: (reprodução/internet)

PIS – o que é e quem tem direito

O PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Trata-se de nada mais nada menos que um conjunto de benefícios que são destinados ao trabalhador inserido na iniciativa privada. Tudo está conforme a Lei 7/1970, sendo de responsabilidade da Caixa.

No entanto, não basta ser trabalhador de empresas privadas para ter direito ao PIS, porque existem alguns requisitos, como o fato de estar cadastrado no programa há pelo menos 5 anos e ter recebido uma remuneração mensal média de até 2 salários mínimos durante o ano.

O valor do benefício é proporcional ao tempo de trabalho

Além desse, existem ainda mais 2 requisitos, como o fato de ter trabalhado por pelo menos 30 dias no último ano e ter os dados informados corretamente pela pessoa jurídica (empresa) no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Quanto ao valor do PIS, ele é proporcional. Portanto, o saque do PIS pode ter valores diferentes para cada pessoa que tem direito ao programa. Isso tem a ver com os meses trabalhados, sendo que quem trabalhou por 12 meses tem direito ao valor do salário mínimo.

Abaixo, vamos te ensinar como consultar o saldo do PIS pela internet, mas considere também que é possível realizar o saque do PIS nas agências da Caixa. Para isso, será necessário estar munido do Cartão Cidadão, além do documento de identidade.

Como saber o número do PIS

Para você fazer a consulta do seu saldo do PIS de forma simples no site da Caixa, você vai precisar saber, necessariamente, o seu número do PIS. Mas, e se você não sabe qual é esse número, o que se deve fazer?

Saiba que uma das maneiras mais simples de descobrir o número do PIS é olhando na sua carteira de trabalho. Afinal, a numeração do PIS é criada logo quando você faz a sua carteira de trabalho ou começa a trabalhar em algum cargo privado.

Geralmente, o número está escrito na folha de identificação do trabalhador, que é a página onde tem a foto e a impressão digital. Basta buscar o campo “PIS/PASEP” para encontra-lo. Quando o número não está nessa página, ele pode ser encontrado na última folha da carteira.

Faça o seu cadastro para ter o número do PIS

Mas, vamos supor que, por algum motivo que desconhecemos, você não tenha o número de inscrição no PIS na carteira de trabalho – nesse caso, existe alguma forma de saber esse número para efetuar a consulta do PIS posteriormente?

Sim! Para isso, o ideal é ir até o site do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Lá será possível se tornar um filiado a partir de informações pontuais como: nome completo, nome da mãe, CPF, data do nascimento, CNH, título de eleitor, certidão de nascimento, entre outros.

Agora você já sabe qual é o seu número do PIS e é aconselhável que você anote de lápis no final da sua carteira de trabalho, caso isso ainda não tenha sido feito. Dessa forma, você evita ter que fazer essa consulta online outra vez.

Consultar o PIS pelo telefone

Na parte debaixo deste tópico vamos mostrar um passo a passo de como você pode fazer para consultar o saldo do seu PIS de forma totalmente online, através do site da Caixa Econômica. Mas, antes disso, considere outra forma de fazer isso.

O jeito mais tradicional de conseguir consultar o PIS é pelo telefone, considerando os canais de atendimento da Caixa e considerando também os horários de atendimento para esses números.

Quais são os números?

Um dos canais é o da Caixa Cidadão, que funciona através do 0800-726-0207 e o atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 21 horas ou aos sábados, das 10 horas às 16 horas.

Outra opção é através do SAC Caixa, que está disponível no número 0800-726-0101 e pode ser usado também para reclamações, pedidos e informações sobre os produtos.

Como consultar o PIS online

Uma das maneiras mais seguras e simples de consultar o PIS é através do site da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelo pagamento e também pela gestão dos recursos do programa.

Então, após estar nessa página de acesso, o usuário vai precisar cadastrar uma senha, com login e o fornecimento de informações pessoais, tais quais está o número do PIS (que também pode ser o número do NIS, Número de Identificação Social).

Durante o cadastramento da senha, o usuário poderá ter acesso ao Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão, fornecido pela Caixa para que o cidadão conheça os serviços e um pouco mais sobre o programa.

Informações necessárias para a consulta do PIS online

Em seguida, para continuar o cadastro da senha, que é imprescindível pra você consultar o seu saldo do PIS, considere informar: nome completo, nome da mãe, data de nascimento, cidade, número do CPF, número de entidade no RG e o número do título de eleitor.

Após informar o seu número do PIS e os dados pessoais, chegará a hora de você criar a sua senha – que deve ter de 6 a 8 letras ou números. E a dica é que você crie uma senha inteligente, que será muito útil toda vez que você for consultar o PIS.

Com o cadastro feito, fica simples consultar o seu saldo do PIS porque basta preencher os campos de login e senha. Na página vão estar vários serviços para o cidadão, você deve optar pelo PIS e ir ao tópico que fala sobre consultar o saldo do PIS.

Calendário do PIS

Agora que você já sabe como consultar o PIS, considere que se tiver direito aos recursos também precisará seguir um calendário do PIS que é feito pela Caixa e tem a ver com a sua data de nascimento, confira na imagem abaixo.

Consulta gratuita ao benefício PIS - como fazer?

Da redação com informações da Caixa Econômica Federal.