Como consultar o IPVA 2019 na internet

Todo mês de janeiro é complicado, né! Já chega o IPVA, que é o imposto de carros e motos que devemos pagar ao governo. Então, vamos descobrir como fazer para consultar o valor do IPVA em 2019.

O IPVA é um imposto estadual, então, se você mora por exemplo no Rio grande do Sul você vai ter que acessar o portal da Secretaria da Fazenda do Rio grande do Sul e se você mora no nordeste, lá na Bahia, vai ter que acessar o site aí do portal Estadual da Bahia.

Como consultar o IPVA 2019 na internet 1

Documentos Necessários

Você tem que ter em mãos o número do Renavam, que é um número que está disponível no documento do seu veículo. E também tem que ter a placa do seu carro ou moto.

O cálculo, geralmente, é baseado no valor do veículo pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e equivale a 4% do valor venal desse valor da tabela FIPE.

Consultar Online o IPVA

Para fazer a consulta é muito simples: você vai no Google e digita “IPVA 2019 consulta” e coloca o seu estado na frente.

Vai aparecer o site da secretaria do seu estado. E no site vai ter várias informações intuitivas para quem quer fazer essa busca online pelos valores do IPVA.

Dá para consultar, também, os débitos existentes relativos ao IPVA, multas, etc.

Valor do IPVA

No caso a gente vai consultar o IPVA através do número do renavam e da placa.

Após digitar o Renavam e a placa você vai acessar todas as informações do carro ou da moto, como o modelo do veículo e o valor do IPVA.

Enfim, tem todas as informações que você precisa.

No caso deste ano, 2019, o valor do IPVA no estado de São Paulo para um carro popular vai ser em torno dos R$ 1 mil, sendo que o valor pode variar bastante conforme o veículo.

Parcelamento do IPVA

A boa notícia é que para parcelar o pagamento do imposto.

Tanto é que na tela dá para ver o preço à vista do IPVA com desconto, a data do vencimento e o valor total. Depois, tem as opções parceladas em até 3 vezes.

E tem ainda a opção sem desconto, mas para parcela única, que também fica com prazo maior do que a com desconto.

O importante na hora de pagar é analisar bem o orçamento financeiro para não fazer dívidas, lembrando que janeiro é um mês de muitos gastos, como o imposto da casa (IPTU), entre outros.

O DPVAT

Tem a questão do DPVAT, que é o seguro obrigatório. O valor de R$ 16,21 é que vale para este ano. E esse seguro é aquele que dá direito a assistências médicas e atendimento durante um acidente de trânsito.