Como conciliar o trabalho remoto com a maternidade

Num período em que o trabalho remoto tornou-se comum para milhares de brasileiros, pequenas distrações durante o expediente e em reuniões é algo inevitável. Contudo, para as mães as coisas são um tanto mais complicadas.

São diversos os desafios de conseguir tirar um tempo para o trabalho em casa sem interferências dos filhos. Com isso, algumas mães compartilharam suas experiências no home office e oportunidades de aprendizado profissional.

Como conciliar o trabalho remoto com a maternidade

Então, neste artigo você vai encontrar mais sobre os seguintes tópicos:

  • Desafios home office x maternidade;
  • Crie seu próprio ambiente de trabalho ;
  • Rotina para as crianças;
  • Planejamento das tarefas;
  • Distribuir tarefas domésticas;
  • Mantenha-se saudável.

Desafios home office x maternidade

O compartilhamento de espaço e equipamentos pode se tornar uma grande confusão se não for bem gerenciado, com a pandemia, o computador e a impressora de casa começam e compartilhar documentos do trabalho e da escola.

Como conciliar o trabalho remoto com a maternidade
Fonte: (Reprodução/internet)

Outra preocupação é se o ensino ofertado pela escola no formato EaD está sendo suficiente e se a criança está conseguindo prestar atenção, precisando às vezes de uma atenção especial. E quando a atividade escolar acaba?

Criança sem ter nada para fazer é um mar de distrações e procura por atenção, dificultando o foco no trabalho. E com a pandemia, tudo acaba sendo amplificado, já que se torna difícil chamar um familiar para ajudar em casa devido o possível contágio.

Ainda há a carga emocional e preocupação em manter a segurança da casa e se todos vão ficar bem. Outro fator recorrente do home office, é a dificuldade em se manter produtiva ocasionando o aumento na quantidade de trabalho, levando a ultrapassar sua carga horária.

Crie seu próprio ambiente de trabalho

Ter um espaço seu para se concentrar no trabalho irá ajudar a fluir na produtividade, um ambiente sem distrações e bagunças, direcionado a uma atividade auxiliar para que haja foco na hora de produzir.

Como conciliar o trabalho remoto com a maternidade
Fonte: (Reprodução/internet)

Para que o cérebro entenda que é o momento de trabalhar, realizar a rotina para ir ao escritório pode ser uma boa maneira de evitar a dispersão, como trocar de roupa e preparar o café da manhã. Conversa a família sobre os momentos que você vai precisar se dedicar ao trabalho e não pode haver distrações.

Analise a rotina da sua família, anote os padrões da casa e os ajuste ao seu horário de serviço, no caso de mães que possuem flexibilidade no horário, procure saber qual o seu momento mais produtiva. Ajuste o que for possível, e aceite aquelas que não podem ser, oriente sua família sobre os horários.

Rotina para as crianças

Crianças ociosas levam a agitação e a procura por atenção dos pais, e principalmente das mães. Então, é importante buscar meios para fazer com que os pequenos não fiquem o dia todo em jogos em videogames e assistindo TV.

Como conciliar o trabalho remoto com a maternidade
Fonte: (Reprodução/internet)

Assim, além das atividades escolares é bom buscar por atividades complementares e que mantenham os filhos ativos e que permitam o seu desenvolvimento, no Youtube há canais infantis educacionais para entretenimento.

Também há a possibilidade de imprimir atividades e desenhos para entreter as crianças, assim como planejar um treino com exercícios simples, como pular corda, atividades com elástico, para elas manterem o corpo em atividades e evitar o sedentarismo.

Planejamento das tarefas

Para conseguir realizar suas tarefas da semana vai ser preciso planejamento, só assim saberá se está progredindo ou se está com dificuldades. Assim, é preciso aprender a selecionar as tarefas essenciais das dispensáveis.

Como conciliar o trabalho remoto com a maternidade
Fonte: (Reprodução/internet)

Segundo um artigo da escritora Gisela Hasparyk Miranda, que também é mãe e trabalha em casa, ela utiliza 3 sistemas de organização. O sistema Inbox, onde anota todas as tarefas que possam surgir durante a semana.

O Sunday Planning, todo domingo você planeja as atividades da semana que está por vir, além de fazer um resumo das notas no Inbox. E, por último, fazer um quadro com coisas urgentes e não urgentes, importante e não importante, e distribuir as atividades em classificações.

O que for urgente e importante é priorizado, aquilo que não for urgente e importante pode ser distribuído ao longo das outras semanas, e as outras opções podem ser delegadas ou até mesmo excluídas, para não ocasionar perda de tempo.

Definir metas

É normal as horas de trabalho e fluxo variarem bastante durante o home office, isso sem levar em conta as interrupções com a casa e filhos, assim é preciso ser realista e aceitar que a vida é feita de situações imprevisíveis sendo preciso se adaptar.

Assim, é bom definir a quantidade de horas que precisa trabalhar e projetos que precisam ser entregues. É importante observar o cumprimento das metas para sentir que o seu trabalho está realmente progredindo.

Distribuir tarefas domésticas

É natural da mulher querer fazer tudo por si e do seu jeito para ter a certeza de que as coisas vão ficar direitas, porém, esse gasto de tempo e disposição com atividades domésticas podem ser distribuídos para melhorar sua produtividade. 

Como conciliar o trabalho remoto com a maternidade
Fonte: (Reprodução/internet)

Procure dividir as tarefas da casa com os filhos e seu companheiro(a), atividades simples como lavar a louça, varrer a casa, organizar o quarto podem ser feitas pelas crianças, e as demais dividir entre você e seu parceiro(a).

Quanto menor o tempo gasto com a casa, mais tempo será para você se dedicar às suas atividades e a si mesma. Até porque, algumas tarefas de casa gostam muito de nossa energia.

Mantenha-se saudável

Ter uma boa saúde emocional e física é primordial para conseguir realizar os milhões de tarefas que se tem na semana. Assim, não caia na tentação de fazer mil atividades no seu tempo livre, não se cobre demais, respeite seu tempo para descanso.

Como conciliar o trabalho remoto com a maternidade
Fonte: (Reprodução/internet)

Não esqueça de manter uma boa alimentação e se hidratar, às vezes devido a grande quantidade de trabalho e a necessidade em terminar no horário, faz com que deixemos de lado os horários para realizar as refeições e, principalmente, beber água.

Procure por exercícios que se encaixam a sua rotina e que goste de fazer, assim você terá um momento só seu, para se distrair do trabalho e da casa. No começo será difícil, mas é um processo para adaptação, com o tempo será possível desfrutar da maternidade e da vida profissional de home office.

Leia também: Mãe empreendedora: como aproveitar a maternidade para lucrar.

Entrevista com mães

No site Medium.com foi feita uma entrevista registrando o depoimento de mães que já trabalham e começaram a exercer sua função em casa, devido a pandemia, sobre as dificuldades enfrentadas no home office.

 

References

Mãe empreendedora: como aproveitar a maternidade para lucrarMãe empreendedora: como aproveitar a maternidade para lucrar | Mães de Sucesso

Medium.comMaternidade e home office: como as mães da Quero vivem suas novas rotinas | by Quero Educação | Quero Educação | Medium

canais infantis educacionais10 canais do YouTube para entreter seus filhos durante a quarentena – Canaltech