Começando desde cedo – Como montar carteira de investimento para seus filhos

Muitos pais visam garantir um futuro tranquilo para assegurar os seus filhos. Por isso, realizar algum tipo de investimento é uma das maneiras mais clássicas utilizadas pelos pais para guardar uma certa quantia de dinheiro para as crianças.

O bom dessa modalidade é que os responsáveis têm muito tempo para fazer o investimento desejado desde que os filhos nascem. Para te ajudar nessa, nossa equipe irá mostrar como montar uma carteira de investimento para os seus filhos.

Começando desde cedo - Como montar carteira de investimento para seus filhos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Neste artigo será possível encontrar mais sobre os seguintes tópicos:

  • Benefícios do longo prazo;
  • Melhores investimentos para fazer ao seu filho;
  • Como montar uma carteira de investimentos para o filho?;
  • Começando desde cedo: insira o seu filho no mundo financeiro.

Benefícios ao longo prazo

Como a criança só vai poder utilizar o dinheiro depois de muitos anos, é necessário desprender-se da liquidez para conseguir atingir ótimos resultados a longo prazo. Alguns tipos de investimentos, como a renda fixa, é indicado para começar a montar uma carteira de investimento.

Começando desde cedo - Como montar carteira de investimento para seus filhos
Fonte: (Reprodução/Internet)

De maneira geral, eles são interessantes para custos previsíveis, pois essa modalidade permite que o responsável invista antecipadamente em um valor e garanta, posteriormente, que essa quantia renda até 4,5% acima da inflação, sem cobrança de imposto de renda.

Fundos imobiliários, por exemplo, podem ajudar a criança a ter um futuro mais estável também. Nesta modalidade, os aluguéis podem ser pagos como proventos do FII (Fundo de Investimento Imobiliário), ajudando o filho a manter as despesas em ordem.

Melhores investimentos para fazer ao seu filho

Apesar da poupança ser um dos investimentos mais conhecidos atualmente, especialistas no assunto apontam que essa não é uma opção, em vista da baixa rentabilidade que oferece ao investidor.

Começando desde cedo - Como montar carteira de investimento para seus filhos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para ajudar os pais que continuam com a  ideia de utilizar esse tipo de modalidade, o portal ‘‘Eu Quero Investir’’ reuniu os melhores investimentos para o futuro dos filhos. Confira abaixo mais sobre e, qualquer dúvida, leia o conteúdo completo, acessando o próprio site.

  • Tesouro Direto;
  • Tesouro IPCA;
  • Previdência Privada;
  • Compra de ações;
  • Fundos de investimento.

Como montar uma carteira de investimentos para o filho?

Antes de tudo, saiba que é preciso ter em mente o objetivo e os prazos que deseja obter ao montar uma carteira de investimento para o seu filho. É preciso estudar e pesquisar para saber ao certo o investimento que mais se encaixa com o perfil financeiro que tenha.

Começando desde cedo - Como montar carteira de investimento para seus filhos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Caso o intuito do investimento seja realizar um intercâmbio daqui a alguns anos, é indicado colocar uma parte do dinheiro em fundos cambiais, por exemplo. Em seguida, será preciso seguir dois passos simples, como:

Ir na corretora

Para iniciar o procedimento, deve-se escolher alguma corretora de confiança. Esse processo pode ser bem simples, porém necessita de uma atenção maior em relação aos custos, tipos de serviços oferecidos e atendimento.

Após a decisão, entre no site da empresa ou vá até o local para saber mais informações sobre a prestabilidade. Vale dizer que, é possível criar uma conta em seu nome ou no nome da criança, caso ela tenha RG.

Realizar a transferência

A carteira de investimentos só começa a funcionar depois que o dinheiro entra na conta. Por isso, o segundo passo é realizar a transferência de alguma quantia estipulada pela corretora para a conta do seu filho.

Acompanhe os juros e as tarifas que estão sendo cobradas no momento para saber se vale a pena transferir mais ou menos dinheiro. Caso não saiba onde conferir esses dados, peça o auxílio ao corretor da empresa em que está investindo.

Começando desde cedo: insira o seu filho no mundo financeiro

Sabemos que a ideia desse artigo é ensinar como montar uma carteira de investimento para seus filhos. Entretanto, incentivar o seu filho a acompanhar as movimentações dos investimentos feitos à ele fará com que ele dê mais valor ao futuro.

Começando desde cedo - Como montar carteira de investimento para seus filhos
Fonte: (Reprodução/Internet)

Caso queira que o seu filho veja o dinheiro rendendo, recomendamos utilizar o aplicativo Flipper. Com ele, a criança consegue monitorar a sua carteira de investimento de uma maneira prática e indutiva.

Por lá, há gráficos coloridos e os acessos aos investimentos são bloqueados, para evitar que o pequeno faça alguma operação por engano. O importante, em si, é mostrar o valor do dinheiro, estimulando a consciência financeira.

Para se ter uma ideia, Loiuse é filha de Luiz Barsi, um dos maiores investidores do país, e pesar de ser menor de idade, a jovem, com 14 anos, já investia na bolsa. Atualmente, já adulta, Louise entende bastante sobre o assunto e chega a dar aula de como investir.