Cohab: cadastro de casas populares

O sonho da casa própria é possível de várias maneiras e uma delas é através da Cohab (Companhia de Habitação Popular). O programa está disponível em vários estados e proporciona casas populares através do financiamento de moradias.

O programa é voltado para todas as pessoas de baixa renda que sonham com a casa própria. O cadastro na Cohab é muito simples de ser feito. Descubra quais são os benefícios das moradias populares da Cohab e como financiar a sua moradia com parcelas baixas.

Cohab: cadastro de casas populares 1

É muito importante entender que a Cohab não oferta moradias gratuitas e as casas populares (que também podem ser apartamentos) são financiadas a parcelas que cabem no bolso de cada morador, com um custo de financiamento totalmente acessível.

Casas populares na Cohab

As casas populares são financiadas pela Cohab e mantém um padrão: de 2 ou 3 quartos e podem ser apartamentos. Assim, algumas medidas das prefeituras podem auxiliar na execução das obras.

Então, após uma análise de documentos dos interessados, algumas famílias serão selecionadas para receber o financiamento de casas populares da Cohab, sendo que o contemplado deve apresentar documentos de comprovação e aceitar as condições de pagamento do imóvel.

Os cidadãos que tenham renda de até R$ 1,6 mil podem ser contemplados via sorteio, conforme regras de cada cidade. Assim, o interessado pode cadastrar na Cohab e ser sorteado em alguns meses. Em caso contrário, deve atualizar o cadastro e aguardar um novo sorteio.

Cadastro na Cohab

O cadastro na Cohab deve ser feito presencialmente ou online no unidade da Cohab mais próxima de você, lembrando que cada estado e cada cidade têm as suas próprias formas de fazer o processo seletivo.

Vale se orientar para o fato de que o cadastro online na Cohab é apenas um pré-cadastro e a assinatura dos dados e envio dos documentos devem ser feitos presencialmente, de forma efetiva em uma das unidades físicas da Cohab na sua cidade.

O melhor jeito de fazer isso é agendar uma consulta na Cohab, sendo que isso pode ser feito pelo telefone e no dia marcado, basta levar toda documentação necessária, como o CPF, o RG, o comprovante de renda e de residência, além da carteira de trabalho e número do PIS.

Também é importante para o cadastro da Cohab: ter mais de 18 anos ou estar acompanhado dos pais se tiver mais do que 16 anos. Além disso, em caso de pessoas casadas, é totalmente necessário levar os documentos do cônjuge.

Dica sobre o cadastro na Cohab

Uma dica é que o cadastro na Cohab dura apenas 12 meses e após esse período, o interessado deve realizar uma atualização dos dados, seja pelo meio da internet ou presencialmente. Se não for atualizado, o cadastro passa a ficar inválido.

A inscrição na Cohab é totalmente pessoal e intransferível, sendo que o candidato é responsável pelas informações prestadas. Outro detalhe é que quem compra uma casa na Cohab não pode vender o bem e nem mesmo aluga-lo.