Saiba como iniciar um novo ciclo de vida, sem dívidas

Você sabia que existe um ciclo para ter uma vida sem dívida? Sim, mesmo porque estar endividado é uma escolha. O lado bom disso tudo é que ter dívidas é um problema com solução.

Hoje, a gente vai tratar do assunto das dívidas. Selecionamos aqui várias orientações, que foram divididas para ficar mais fácil de ser entendida.

Saiba como iniciar um novo ciclo de vida, sem dívidas

Então, o assunto que era apenas sobre uma vida sem dívidas vai passar por temas como de diagnóstico das finanças, os sonhos, o orçamento financeiro e também a economia de dinheiro.

O diagnóstico das finanças

Diagnosticar as suas finanças têm pontos muito interessantes e favoráveis a você.

Portanto, faça um diagnóstico financeiro para apurar onde está indo cada centavo seu dinheiro.

Busque saber o que é essencial que o que é superflu e combata o analfabetismo financeiro em você em sua família. Se aprofunde em conceitos sobre o que é o consumismo e evite-o.

Avalie as propagandas do marketing publicitário e saiba o que realmente interessa a você. você não tem que comprar apenas por que está na promoção, mas sim por que vai ser útil para você.

Os sonhos

Por incrível que pareça, os sonhos fazem parte também de um plano estratégico para sair das dívidas no curto, médio ou longo prazo.

Assim sendo, no mínimo, tenha 3 sonhos ao mesmo tempo. Obviamente, que são de curto prazo, médio prazo e longo prazo.

Você quer saber o tempo desses prazos? Curto são aqueles de até 1 ano, médio até 10 anos e longo acima de 10 anos.

É preciso saber sobre desejo imediato e sonho verdadeiro. Provoque isso na sua família. Reforça o que é fundamental você definir para cada sonho o tempo certo.

Não esqueça que para cada sonho é preciso guardar dinheiro.

E esse dinheiro só se consegue reduzindo gastos!

O orçamento financeiro

Quando a gente vai orçar algo, quer dizer que vamos buscar algo que é mais barato, certo?

Portanto, entenda que o orçamento deve ser visto como gastar menos do que você ganha.

Então, é preciso adotar um novo modelo mental do seu orçamento que prioriza os sonhos em primeiro lugar. Não se esqueça  que no orçamento te que existir uma reserva estratégica, que é a reserva de emergência.

Evite ter muitas prestações seja cauteloso.

O grande segredo do orçar é viver  respeitar o seu orçamento financeiro, nunca gastar mais do que você recebe.

A economia de dinheiro

Poupar é carimbar o dinheiro guardado. É preciso atrelar o dinheiro guardado aos sonhos. Evite pagar  juros, de preferência ganhe juros.

É preciso que os seus investimentos estejam adequado ao tempo dos sonhos. Não brinque com os seus investimentos, sempre fique atento á rentabilidade deles.

Então, esse é um breve guia para quem quer sair das dívidas. E, na verdade, não é assim tão difícil. Basta que se tenha muita dedicação e sonhos.

Afinal, com eles, a gente tem um guia que vai nos dar forças para os dias mais exaustivos de trabalho ou tentadores para as compras.