Cheque Cidadão: conheça e saiba quem tem direito

O cheque cidadão é um programa social criado no Governo do Estado do Rio de Janeiro e que é usado como uma espécie de transferência de renda para muitas famílias que sofrem com a situação de pobreza. Veja como funciona o programa e quem tem direito.

Ele foi criado para auxiliar famílias em vulnerabilidade social, assim o programa Cheque Cidadão complementa a renda de diversas famílias, muitas vezes sendo o que faltando para uma vida melhor para muitas pessoas.

Cheque Cidadão: conheça e saiba quem tem direito

Os valores auxiliam nas contas domésticas, como na compra de alimentos. Além de dar oportunidade para os integrantes das famílias realizarem cursos e se especializar em uma área da vida profissional.

O maior objetivo é ajudar na restruturação social das pessoas, que usando adequadamente o programa, pode colaborar até mesmo na inserção ao mercado de trabalho e contribuir para uma mudança de vida na família toda.

Valor dos benefícios do cheque cidadão

O valor do cheque cidadão é de R$ 100 e é um valor que faz toda a diferença na vida de quem está na situação de pobreza ou extrema pobreza, além de que, se utilizado adequadamente, pode contribuir e muito na luta diária.

Outro grande valor que o programa traz não é apenas o financeiro, mas os cursos. Com eles, a família toda poderá se especializar e buscar uma vida melhor a partir do trabalho e do estudo, buscando assim uma colocação no mercado de trabalho e com oportunidades de emprego.

Como cadastrar para receber o cheque cidadão

Para se cadastrar no Cheque Cidadão, o responsável pela família deverá ter o cadastro Nacional de Programas Sociais, que pode ser feito no CRAS da sua cidade, mesmo local de onde são feitos os cadastros do governo, como o Bolsa Família.

Outro ponto importante é que a família toda deverá comparecer às reuniões, que serão no próprio CRAS, e também participar dos cursos de capacitação que serão oferecidos, tudo gratuito.

Lembrando que o benefício visa capacitar todos para que consigam um bom emprego e assim reorganizar a vida de toda a família. Além de que o cheque cidadão também pode ser usado para custear os gastos da casa e do lar.

Quem tem direito ao cheque cidadão

Tem direito ao cheque cidadão toda família que comprovar renda igual ou inferior a 1/3 do salário mínimo, que hoje está em R$ 954. Por isso, a ideia também é ajudar as famílias através de um complemento financeiro.

Todas as famílias que tenha renda comprovada nesse valor e que residam no Estado do Rio de Janeiro podem se cadastrar para receber o cheque cidadão. Também é necessário que crianças e adolescentes estejam devidamente matriculados em escolas da rede de ensino pública.