Cartão Reforma – descubra como solicitar

Um dos programas mais requisitados do Governo Federal é o Cartão Reforma, que busca ajudar as famílias nas compras de materiais de construção, para que reformem ou ampliem as suas casas Ou até mesmo construam do zero, sendo uma promoção a acessibilidade.

Mas, como solicitar o Cartão Reforma? Fazer o pedido é muito mais simples do que as pessoas imaginam e o melhor é que ele é um subsídio e busca como principal objetivo ajudar essas famílias de baixa renda.

Cartão Reforma – descubra como solicitar

Ele funciona como um financiamento, com isso, não necessita que devolva o dinheiro, que pode chegar até R$ 9.646,00. Para solicitar o cartão são necessários alguns requisitos, além do município e bairro residente também fazer parte do programa.

Como funciona o programa!

Atendendo a todos os requisitos, o candidato deverá confirmar se o seu município se enquadra no Programa do Cartão Reforma. Após a confirmação de ambos, deverá ir até a Prefeitura da sua cidade levando todos os documentos.

Agora, considere que para solicitar o Cartão Reforma são necessários os seguintes documentos: RG ou CNH do proprietário, além do CPF. Também é necessário o número do NIS, o número de identificação social.

Outros documentos que podem ser requisitados são: comprovante de estado civil, informando se é casado, separado, vive em união estável, além da certidão de nascimento ou de óbito. O comprovante do Cadastro Único da Caixa ou Bolsa Família também é usado.

Já se for menor de 18 anos, na hora de solicitar o Cartão Reforma, o interessado deve apresentar o documento de emancipação, além dos documentos dos outros moradores que forem menores de 18 anos, como a certidão de nascimento.

O número de identificação social dos outros moradores também é necessário, além do comprovante de renda de todos os moradores permanentes, uma conta de energia do imóvel e em caso de parente com deficiência, um laudo médico do mesmo.

Quem pode solicitar o Cartão Reforma?

Para ter direito ao cartão reforma, o cidadão deverá ter uma renda bruta de R$ 2.811,00 na família toda e possuir no máximo um único imóvel em todo o território nacional, além de uma idade mínima de 18 anos ou se for menor, que seja emancipado.

Também é necessário que o cidadão que faça o cadastro para solicitar o cartão seja o proprietário do imóvel em residenciais em áreas regularizadas ou que sejam passíveis de regularização de acordo com a lei.

A família ainda deve residir no imóvel que será beneficiado e o local do imóvel deverá ser uma área dentro do município, além do mesmo ter obrigatoriamente uma estrutura estável, com paredes de alvenaria, madeira aparelhada ou equivalente no material.

Por fim, ao solicitar o Cartão Reforma, saiba que terá uma avaliação do imóvel, onde o mesmo deverá ter mais de 3 moradores por dormitório, uma cobertura adequada, além das outros fundamentos necessário para que um imóvel se torne um lar.