Como funciona o cartão de crédito virtual?

Um cartão de crédito que existe e ao mesmo tempo não existe. Achou confusa essa explicação? Fique tranquilo que vamos falar de um jeito mais simples para você entender e ver os motivos que tem para solicitar o cartão virtual.

Aliás, não é todo banco que emite esse cartão, não. Você vai ter que dar uma garimpada aí nas instituições financeiras. Mas, se você faz muitas compras online, ele pode valer a pena. Confira o conteúdo que preparamos!

Como funciona o cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual

Antes de tudo, gostaríamos de deixar claro que a ideia principal é que ele pode ser muito mais interessante e seguro do que esse pedacinho de plástico aí na sua carteira, que é o cartão de crédito tradicional.

O cartão de crédito virtual pode parecer perda de tempo, afinal, do que adianta ter um cartão de crédito que é praticamente igual ao que você já tem? Mas, saiba que você está pensando errado. 

Mas, por fim, o que é o cartão de crédito virtual? Ele nada mais é do que um clone do seu cartão de crédito físico, ou seja, você precisa já ter um cartão para ter o virtual. Porém, aqui estamos falando de um clone do bem e digital.

Qual a função de um cartão de crédito virtual?

Basicamente, as suas funções são as mesmas que um cartão tradicional tem. Porém, com um grande diferencial: não é preciso carregar mais um item com você na hora de sair, já que o cartão virtual pode ser acessado diretamente do seu celular.

Além disso, ele compartilha o mesmo limite e a mesma fatura do seu cartão de crédito comum. Porém, no caso do virtual, os números que são definidos para a data de vencimento e o código de segurança são diferentes.

Uma outra vantagem que este produto tem é: a qualquer momento você pode emitir o seu cartão virtual quando quiser. E depois, caso o serviço deixe de ser útil para a sua realidade, é possível apagar/bloquear ele sem ter que se preocupar com as burocracias.

Quais são as vantagens deste serviço?

Então, já que o cartão virtual funciona de forma muito parecida com os cartões comuns, por que razão alguém deve ter um desses? Quais são as vantagens? A resposta para essas perguntas é bastante simples: compras online. 

Vamos supor que você encontrou um produto interessante para comprar online. Mas, este site em que o item está disponível não é muito conhecido e existe um certo receio quanto à segurança da compra. Então, para não correr o risco de ser clonado ou em cair em um golpe você pode usar o seu cartão virtual.

Maior segurança com o cartão virtual

A grande razão para optar pelo crédito virtual em situações como essa é que só será possível utilizar o cartão apenas uma vez. Para compras futuras, será necessário solicitar um novo código para acessar ao limite do seu crédito comum. 

Também precisamos considerar que, como este cartão é virtual, você não está sujeito à perda ou roubo do item. Dessa forma, podemos dizer que, definitivamente, o seu uso é mais seguro, oferecendo um maior conforto ao usuário.

As facilidades do cartão de crédito virtual

Como em todo serviço que é oferecido de forma virtual, é possível ter acesso a algumas facilidades. Por isso, veja algumas questões que podem ser bem mais facilmente resolvidas com os cartões virtuais.

Bloqueio em caso de roubo ou perda

Uma das situações bem incômodas que os cidadãos podem acabar passando é o roubo ou a perda de seus pertences. Quando isso acontece com o cartão de crédito, uma série de burocracias é desencadeada com o bloqueio que deve ser feito, o que traz muita dor de cabeça.

Além dos estresses com o procedimento para bloquear, os clientes ainda precisam esperar de 10 a 30 dias até que o novo cartão de crédito chegue. Em contrapartida, todo este processo pode ser facilitado com o cartão virtual.

Tudo acontece de forma bem mais simples: na necessidade em cancelar os serviços, basta dar alguns toques no tela do celular. Mas, caso queira voltar a utilizar, também é simples solicitar e gerar um novo cartão virtual.

Pagamento da fatura

Apesar de as numerações dos cartões serem diferentes, os gastos que você tiver com o cartão virtual serão todos computados em uma única fatura. Logo, não é preciso se preocupar em fazer o pagamento de duas faturas diferentes.

Lembrando que se você precisa bloquear ou cancelar o cartão virtual nesse meio tempo, ao gerar um novo será necessário atualizar os dados em todo os serviços em que você tem o cartão cadastrado.

Esteja atento à confirmação de compra

Mesmo com essas vantagens que apresentamos aqui neste artigo, ainda não é uma prática tão comum fazer compras por meio de cartões virtuais. Por esta razão, existem muitas lojas e empresas que ainda não aceitam este formato de pagamento.

Então, ao utilizar o seu crédito virtual, certifique-se de que de fato houve a conclusão da compra. Cheque se a compra realmente foi finalizada para evitar possíveis transtornos mais na frente. 

Para fazer esta conferência, você pode recorrer ao atendimento do cartão tradicional ou, caso seja disponibilizado, ao aplicativo de controle que estiver em seu celular. Assim, você poderá ver se o débito foi feito no limite.

Vale a pena ter o cartão de crédito virtual?

Além da vantagens de segurança também tem a questão da escolha do limite. Este aspecto pode ser definido de acordo com a compra que você está pretendendo fazer. Porém, os valores são definidos de acordo com o limite que é ofertado inicialmente.

Uma outra coisa a ser considerada é que ele é isento da cobrança de taxas adicionais. Em outras palavras, trata-se de um serviço totalmente gratuito para quem já contratou um cartão tradicional anteriormente. 

Sem dúvidas, para quem procura por facilidade, comodidade e segurança, esta é uma boa alternativa de cartão de crédito.