Sobre cartão de crédito de lojas – a verdade que você tem que saber

É comum ao fazermos compras em várias redes de lojas, o vendedor ou profissional do caixa oferecer um cartão que pertence à logística do estabelecimento. Muitas das vezes, aceitamos pelo simples fato de que ele traz vantagens, como os descontos na primeira compra.

Mas, agora, refletindo melhor sobre esse tipo de produto financeiro, será que o cartão de loja vale a pena? A verdade é que não existe uma resposta única para essa pergunta. Existem bons motivos para solicitar o cartão de um determinado lugar e também há cuidados a serem tomados!

Sobre cartão de crédito de lojas – a verdade que você tem que saber
Foto: (reprodução/internet)

Neste conteúdo, preparamos uma série de dicas que visa não fazer você desistir de ter o cartão ou se arrepender de estar com ele no seu bolso, mas sim para você ver que ele pode ser bom se for bem utilizado e ruim se o usuário não tiver controle. Acompanhe a leitura!

O cartão de loja – entenda alguns aspectos

Antes de qualquer coisa, é necessário que você compreenda as diferenças que podem existir entre os cartões que são oferecidos por lojas. Diferente do que muitos pensam, o funcionamento pode ser bem variado, afinal, tudo depende de quem emite o cartão.

Cartões para compras em uma loja específica

Dessa forma, podemos falar a respeito de estabelecimentos que ofertam uma linha de crédito para que seja utilizada exclusivamente naquele local. Dessa forma, o cliente acaba gerando até mesmo um vínculo de fidelidade para compras futuras.

Como esta questão de fidelizar o comprador é um dos grandes focos, não existe muito interesse em fazer parcerias com bandeiras famosas como Visa ou Mastercard, na maioria dos casos. Portanto, não são aceitos para outros tipos de conta.

Apesar de a restrição de compra ser um ponto negativo, em casos como esses não é realizada a cobrança da anuidade sobre aquele cartão. Então, o cliente pode usufruir dos benefícios que o cartão oferece sem ter que se comprometer com o pagamento de outras tarifas paralelas.

Alguns cartões de loja podem servir compras externas

Um outro modelo desses cartões que pode ser encontrado com muita facilidade no mercado são os destinados para os dois tipos de compras, tanto internas quanto externas. Por conta desta versatilidade, acabam sendo os mais bem aceitos pela clientela.

Para conseguir ofertar este tipo de serviço, é necessário que a loja realize uma parceria com algum banco. Logo, é natural que sejam feitas algumas cobranças adicionais para que a cooperação seja vantajosa para ambas as partes envolvidas.

Além das taxas de juros que, consequentemente, são mais altas, também há a cobrança da anuidade do cartão. Então, podemos dizer que para poder contar com uma vantagem a mais no cartão, é preciso enfrentar o malefício das tarifas extras que serão cobradas.

Vale a pena solicitar o cartão de loja?

Para responder a esta pergunta, é preciso levar em consideração vários aspectos que estão relacionados às práticas de compra que cada cliente tem.  Por exemplo: o cartão sem anuidade pode ser uma boa ideia se você compra com muita frequência em determinado lugar.

No entanto, caso esta preferência de compra não exista e o cliente não tenha interesse em estar preso a um estabelecimento em específico, não existem motivos para contratar este tipo de cartão. Além disso, é muito importante que o valor oferecido para o limite não venha a ser um entrave no orçamento financeiro do solicitante. 

Uma outra questão a ser analisada é a anuidade dos serviços que contemplam compras em outros lugares. Tudo bem que a diversidade de estabelecimentos que aceitam o produto é maior, mas será que a prestação da anuidade não vai acabar se tornando um peso no bolso? É preciso colocar tudo isso na balança antes de tomar a decisão.

Para este cartão em específico, vale a pena analisar as múltiplas possibilidades que estão disponíveis no mercado atualmente. Assim, você poderá comparar as tarifas inclusas, os benefícios e qual dos serviços irá atender melhor à sua necessidade.

Cuidado com quantidade de cartões

Já falamos aqui que ter o cartão de uma loja pode trazer algumas vantagens e benefícios exclusivos. Esta é a principal razão que é levada em conta na hora em que esses serviços são contratados. Mas, se o cliente não tiver equilíbrio, ele pode acabar acumulando cartões de vários estabelecimentos

Ao invés de ter muitas vantagens, isso pode acabar trazendo muitas dívidas para o usuário, especialmente quando os cartões dão acesso a compras em várias lojas diferentes. Quando o limite de um expirar, naturalmente o cliente irá recorrer a um outro que esteja disponível.

O benefício mais comum: desconto na primeira compra

Para conseguir aumentar a quantidade de cartões emitidos, na maioria dos casos é oferecido um desconto de 10% na primeira compra feita com o crédito da loja. Tome cuidado, esta pode ser uma armadilha que fará você ter vários cartões diferentes na carteira.

Além disso, na maioria dos casos, os benefícios seguintes acabam nem compensando tanto a contratação. Este é mais um ponto para ser levado bem a sério quando estiver decidindo se contrata ou não um cartão de crédito de alguma loja. 

Ter muitos cartões não é sinal de prosperidade nem de riqueza. É melhor ter um cartão que te traga muitos benefícios do que vários que não tenha vantagens.

Parcelamento: benefício ou malefício?

Independente do lugar em que um cartão de crédito é emitido, o que a maior parte das pessoas busca são os benefícios do parcelamento. Esta é uma das vantagens que, logicamente, também está presente nos cartões de lojas.

Caso você compre muito naquele lugar e prefira fazer o pagamento parcelado das compras, então o cartão pode ser bom. Mas, se vai usar uma vez só, muito cuidado. Afinal, se você ter ele, pode ser que seja “influenciado” a usar sempre que passar em frente àquela loja.

Fora esta indução, existe uma maior chance de acumular dívidas quando o pagamento é feito de forma parcelada. Afinal, a sensação que dá é que a fatura nunca vai vir alta devido aos baixos preços que o parcelamento proporciona. 

Quando se tem muitos cartões, as chances de problemas como esse acontecerem é bem maior. Por isso, tenha os pés no chão na hora de contratar cartões de lojas.