O cartão consignado é uma boa opção? O Serasa Responde!

Sem anuidades e com taxas mais baixas, o Serasa diz que o cartão de crédito consignado pode ser uma boa para você. Lembrando que esse é um órgão de defesa ao crédito, que visa listar os melhores dos piores pagadores no Brasil.

Todos nós somos consumidores de crédito, certo? Então, por que não optar por um cartão que seja mais barato do que o tradicional? Essa é a ideia central do consignado!

O cartão consignado é uma boa opção? O Serasa Responde!

Por que ter um cartão

O cartão de crédito nos ajuda muitas vezes a realizar nossos sonhos e projetos pessoais. E isso vai desde uma compra de um produto até mesmo o financiamento de um estudo ou objetos do estudo.

E o crédito consignado pode te ajudar com isso.

No caso do consignado, ele é um cartão onde o pagamento mínimo da fatura é descontado diretamente do salário do trabalhador ou benefício do INSS (para aposentados e pensionistas).

Esse tipo de cartão de crédito é oferecido para aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas e também militares das forças armadas.

O cartão consignado

Geralmente, o limite para esse tipo de cartão costuma ser um pouco maior do que os cartões de crédito mais tradicionais do mercado.

Mesmo porque esse tipo de crédito costuma ter menos riscos de inadimplência para os emissores.

Um dos motivos para o risco ser menor é justamente o fato de que o pagamento mínimo é descontado diretamente do salário ou benefício do INSS.

E, esse pagamento mínimo costuma ser de, aproximadamente, 5% do valor da fatura. Ou seja, se você tem uma fatura de R$ 1 mil e será descontado em, mais ou menos, R$ 50.

Mais vantagens

E não vai achando que é só pagar o mínimo do cartão que está tudo certo! Afinal, fora do pagamento mínimo, quais são outras vantagens de um cartão de crédito consignado?

O primeiro ponto é que é um cartão de crédito sem anuidade e, além disso,  pode ser um cartão internacional também. Isto é: pode ser usado em outros países ou em compras em sites do exterior.

Outra vantagem é que o seu nome não é consultado pela SERASA, nem no SPC e nem mesmo em outras empresas de crédito. Porque o consignado é um cartão sem consulta.

E tem o saque também. Que pode chegar até 95% do limite do cartão. Sim! Mesmo o cartão sendo de crédito, há possibilidades de fazer saques. E o melhor, sem nenhuma taxa por isso – apenas os juros.

O cartão consignado pode ser bom, mas, para tudo isso é preciso ter controle financeiro.

As taxas

Por ter um risco menor, as taxas de juros também são menores.

Hoje em dia, enquanto as taxas dos cartões convencionais chegam a aproximadamente 15% ao mês, aquelas do consignado não passam de 4%. E, assim, você pode ter parcelamento e prazo de pagamento maiores.

Não é porque o consignado tem taxas menores,  que você pode te dar ao luxo de atrasar suas faturas.

Para saber mais sobre as taxas do cartão consignado e conhecer as opções que o Serasa indica, você pode ler a matéria integral no site da instituição.