Veja o que é preciso para fazer o cadastro de ID Jovem

O Identidade Jovem é um programa que beneficia milhares de jovens em todo o Brasil porque permite o acesso a benefícios como a ½ entrada em eventos culturais e a isenção do pagamento de passagens em ônibus interestaduais. Descubra como cadastrar o ID Jovem.

E saiba que hoje em dia o acesso aos benefícios está mais simples porque foi disponibilizado gratuitamente um aplicativo do ID Jovem que permite não apenas o cadastro do ID Jovem de forma online como também o acesso as informações do programa em tempo real.

Veja o que é preciso para fazer o cadastro de ID Jovem

E é importante aprender como fazer o cadastro do ID Jovem porque a validade dele é de 6 meses, sendo que após esse período é preciso fazer a inscrição novamente, seguindo os mesmos passos que você vai descobrir!

Vantagens do cadastro no ID Jovem

Depois que efetivar o cadastro no ID Jovem, o beneficiário vai poder contar com vantagens como no transporte, já que o cidadão poderá fazer 2 trajetos gratuitos de trem ou ônibus, além das embarcações entre estados pagando apenas 50% do valor da passagem.

E vale se atentar a regra: depois que comprou o assento, a exclusividade acontece por 3 horas. Agora, outra vantagem é a cultural, já que com o cartão ID Jovem, o beneficiário poderá ir a casa de shows e eventos culturais ou esportivos com desconto de até 50%.

Na verdade, há ainda mais uma grande vantagem: que é a opção de usar o app do ID Jovem que garante a apresentação do cadastro para ter direito aos benefícios. A segurança do app fica por conta de um QR Code. O app é grátis para ser baixado.

Como Cadastrar no ID Jovem

Para fazer a inscrição no ID Jovem, o interessado deve acessar a página da internet do ID Jovem e fornecer alguns documentos pessoais, como o NIS (Número de Identificação Social), o nome completo, a data de nascimento, certidão civil, entre outros.

Uma alternativa é fazer o cadastro pelo celular, através do app que pode ser baixado gratuitamente no seu smarpthone. Nesse caso, o procedimento é o mesmo: com a inserção de dados pessoais para o cadastro do ID Jovem.

Depois disso, é preciso aguardar a aprovação dos seus dados, já que o governo fará uma pesquisa sobre as informações para liberar o seu cartão de ID Jovem, que pode ser impresso. Se for pelo App, basta você abrir o aplicativo para usar os benefícios do programa.

Quem tem direito ao ID Jovem

Todos os jovens e adolescentes em situação de baixa renda têm direito ao programa, sendo que o ID Jovem é voltado para as pessoas que tenham idade entre 15 e 29 anos e pertencem as famílias que recebem até 2 salários mínimos.

Outro requisito é que essas famílias tenham feito o cadastro no CadÚnico, o Cadastro Único do Governo Federal, que é a porta de entrada para o acesso a vários programa sociais. E o detalhe que é o cadastro deve estar atualizado. O NIS também é importante como requisito.

Importante: o número do Cadastro Único pode ser consultado na prefeitura da sua cidade ou na Caixa Econômica Federal, assim como o número do NIS.

Da redação