Descubra como Fazer o Cadastro Bolsa Família

Com a apresentação de alguns documentos é possível fazer o cadastro Bolsa Família. A grande questão é como enviar essas informações e para quem. Aliás, você sabe quais os documentos necessários para solicitar o cadastramento no programa Bolsa Família?

Considere que após o cadastro no Bolsa Família, muitas famílias podem contar com benefícios mensais e que são entregues pelo governo com a finalidade de auxiliar os membros da família em várias questões, como na área de alimentação, educação e saúde.

O Cadastramento no programa Bolsa Família é o 1º passo para quem quer receber o pagamento do programa, sendo que o mais aconselhável é procurar o setor responsável pelo programa no seu município. Descubra como solicitar o cadastro Bolsa Família.

O Cadastro no Bolsa Família

Independente de qual seja a sua cidade, vai ser preciso fazer parte ativamente do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). E, para se inscrever no CadÚnico, a necessidade é a de ter uma pessoa responsável por toda a família.

Esse Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve ter ao menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. Ao passo que escolher essa RF é um item imprescindível para o cadastro no Bolsa Família e posterior chance de receber os benefícios sociais do governo.

Essa responsável é quem vai garantir a veracidade das informações familiares quando estiver em contato com os entrevistadores, que é outro passo para realizar o cadastro Bolsa Família. Ela também será responsável para atualizar os dados quando houver mudanças.

O próximo passo após saber quem é o RF da família é procurar o setor responsável pelos assuntos sociais da sua cidade, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Requisitos para Cadastro no Bolsa Família

Todo Responsável pela Unidade Familiar deve apresentar, obrigatoriamente, o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou o Título de Eleitor, que são documentos pessoais que devem estar atualizados, para fazer o cadastro no Bolsa Família.

Já as outras pessoas que compõe a família, apenas um documento pessoal é exigido para o cadastro Bolsa Família, sendo que ele pode ser um desses: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Quanto às exceções, elas valem para as famílias indígenas e quilombolas. Essas famílias que vão fazer o cadastro no programa Bolsa Família devem apresentar também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), por exemplo.

Outros documentos também são importantes para a realização do cadastro Bolsa Família, mesmo que não sejam obrigatórias, como o comprovante de endereço e o comprovante de matrícula dos estudantes.

Descubra como Fazer o Cadastro Bolsa Família

Cadastro Bolsa Família sem Documentos

Se alguém da família não tiver documentos, a saída é optar pela entrevista que é feita por algum responsável do Cadastro Único, que vai orientar essas pessoas para tirar os documentos pessoais exigidos. Considerando que a 1ª via da certidão de nascimento é gratuita.

No entanto, vale observar que para fazer o cadastro no Bolsa Família é preciso que o Responsável Familiar tenha os documentos obrigatórios e, ao menos, um documento de cada membro que forma a família.

Em casos de dúvidas na hora de fazer o cadastro no CadÚnico, que é essencialmente importante para o sucessivo cadastro no programa Bolsa Família, saiba que o Ministério do Desenvolvimento Social fica disponível no 0800-707-2003.

Da redação