5 dicas para ter um bom controle de estoque

A gestão do estoque, atualmente, tem impacto direto na saúde financeira de qualquer empresa. Especialmente das pequenas e micro empresas. Sendo que uma má gestão pode ser a origem de grandes perdas para o negócio.

E a verdade é que esse é um obstáculo que impede a empresa de crescer. Inclusive, pode até ser motivo de uma busca desesperada por crédito e você não quer cair na cilada, quer? Por isso, se liga nessas dicas sobre como ter um bom controle de estoque.

5 dicas para ter um bom controle de estoque

Mesmo porque com o controle de estoque, todo empresário tem condições de quantificar o volume disponível de cada item dentro da loja e também de quanto dinheiro esses produtos valem!

As 5 dicas mais simples que você vai ler hoje

É muito comum que os donos de pequenos negócios tenham dificuldade para fazer um controle eficaz causando assim furos de estoque.

E a falta de organização pode trazer várias consequências como a falha em mensurar se o consumo dos materiais está de acordo com as necessidades do seu negócio. Além da possibilidade de desvios e o impacto nas vendas e também a produtividade de funcionários, né.

E foi pensando nisso tudo que preparamos essas 5 dicas para você manter seu estoque na linha. Bora aprender como fazer isso de um jeito bem descomplicado?

1 – O prazo de entrega e o volume de vendas

O prazo de entrega e volume de vendas é o primeiro ponto. Portanto, conheça o prazo médio de entrega dos seus fornecedores e o volume de vendas médias semanais. Isso vai facilitar a sua vida como um todo.

E tem mais, né: manter um estoque baixo significa a otimização dos processos de compra e vai exigir menos capital de giro.

Portanto, procure manter sempre apenas o estoque para o período semana ou mês seguinte.

2 – As tendências e os novos produtos

Caso esteja vencendo uma estação ou chegando uma nova linha de produtos, o que você faz? Observe o seu estoque.

Então, se o volume de produtos armazenados estiver alto você pode fazer uma promoção para vendê-los e assim gerar dinheiro em caixa para adquirir uma nova linha.

3 – Os grandes estoques de produtos

Você tem um produto desvalorizando? Saiba que está correndo risco de perda, roubo ou extravio. Portanto, evite comprar grandes quantidades.

Isso exceto quando você fez um bom acordo por um desconto do seu fornecedor. Mas, de maneira geral, a dica é comprar o necessário para sua empresa no período que estiver estudando.

Além disso, um grande estoque envolve um grande espaço de armazenamento, o que acaba aumentando o seu custo de aluguel também.

4 – O controle de estoque digital

Anote tudo da sua empresa através dos controles digitais e eletrônicos. Eles são mais competitivos e você gastará menos tempo fazendo controles manuais.

Vale a pena ter o software como aliado nesse processo.

5 – As datas comemorativas

Em datas de mais vendas para sua empresa aumente o seu estoque para atender à demanda.

Nesses períodos é melhor se prevenir e ter produtos disponíveis para venda nem que para isso seja necessário fazer adaptações temporárias na sua estrutura física.

 Leve em consideração que você também precisará de maior capital de giro, obviamente.