Bolsas de Estudo – Saiba Cadastrar no Programa Escola da Família

Um programa do governo tem sido fundamental para a formação de diversas pessoas. É o programa Escola da Família, onde o cidadão trabalha aos finais de semana em escolas públicas, como monitor, ajudando na promoção da saúde e esporte… E recebe bolsas de estudos.

As bolsas de estudo valem para várias universidades. O programa Escola da Família é uma parceria que visa dar a oportunidade para que as pessoas possam ter uma vida acadêmica adequada sem se preocupar apenas em como irá pagar a mensalidade da faculdade.

Bolsas de Estudo - Saiba Cadastrar no Programa Escola da Família 1

Mais de 13 mil estudantes já usufruíram do programa, que é um sucesso. O programa inda ajuda na retirada de crianças e adolescentes das ruas, já que nas escolas que participam, todos passam a ter acesso a jogos educativos e esportivos.

Como funciona o programa Escola da Família

Com o programa Escola da Família, existe um acordo entre as universidades cadastradas e o governo do Estado de São Paulo. Sempre visando o benefício à toda sociedade: especialmente as escolas como estudantes de universidades.

Do lado das escolas, elas ganham porque não precisam investir para terem monitores de atividades durante os finais de semana, sendo que as crianças e alunos poderão aprender cada vez mais com vários jogos e até mesmo com a inclusão digital.

Para os monitores, o benefício é a bolsa de estudo, que pode ser de 100%, ao passo que nesse caso metade é pago pela própria Universidade e a outra parte pelo Governo Federal, ao passo que este último tem um limite máximo de R$ 500 por aluno.

Quem pode participar do Programa Escola da Família?

Para se cadastrar no Escola da Família e concorrer a uma das vagas, basta estar matriculado em qualquer curso de graduação, podendo ter uma turma que irá se iniciar de imediato, em uma das universidades conveniadas ao programa.

Os documentos exigidos para o Programa Escola da Família são: RG, CPF, título de eleitor, histórico escolar, protocolo de inscrição no Programa Escola da Família e atestado de matrícula no curso superior.

Assim, para se inscrever no Programa Escola da Família, basta atender aos requisitos e entrar diretamente no site, onde deverá criar uma conta, preenchendo os formulários com as suas informações pessoais e profissionais.

Após fazer todo o processo online, basta ir até a Diretoria de Ensino mais próxima da sua residência, levando em mãos todos os documentos exigidos para solicitar a bolsa de estudo, que pode ser completa ou parcial.

Critérios de seleção do Programa Escola da Família

Não são todas as pessoas que se cadastrarem que vão conseguir a bolsa de estudo. Isso porque existe um limite de vagas e para chegar até ela, opta-se por alguns critérios, como a renda familiar do estudante, privilegiando quem tiver menos.

A pessoa que tem um menor salário também aumenta as chances, além dos anos de estudos em escolas públicas e também trabalhos voluntários que tenha desenvolvido.