Descubra os benefícios que a amamentação traz para a mãe

A amamentação faz bem não somente para saúde do bebê, mas existem vários benefícios da amamentação para a mãe. E o mais incrível é que esses ganhos positivos começam a acontecer desde a primeira mamada.

Assim que o contato pele a pele acontece entre você e o recém-nascido, o fluxo de ocitocina já aumenta no seu organismo. Além disso, ela é liberada sempre que o bebê começa a mamar em sua mãe.

Quer saber tudo sobre os benefícios que a amamentação traz para a mãe? Então não perca tempo continue a leitura deste artigo!

Descubra os benefícios que a amamentação traz para a mãe
Foto: (reprodução/internet)

Benefícios que a amamentação traz para mãe

Como já mencionamos, quando o bebê suga o seu peito, o organismo começa a produzir ocitocina, substância que traz vários benefícios para seu corpo. Já nos primeiros dias de amamentação, a ocitocina contribui para evitar perdas de sangue, o que faz com você tenha menos chance de ter anemia por deficiência de ferro.

A ocitocina possui também um efeito antidepressivo que, de acordo com um estudo, faz com que a mãe sinta menos sintomas ansiosos e tristes. Enquanto você continuar amamentando, a ocitocina fará com que você tenha menos estresse, reduzindo também sua pressão arterial.

E os benefícios não param por aí: amamentar diminui o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2 para toda a vida. Além disso, quanto mais você amamentar, menores serão as chances de desenvolver câncer, como os de ovário, mama e útero.

O valor do leite materno

No começo da amamentação, o processo pode ser difícil. Contudo, com tempo e treinamento, ele será o método de alimentação mais prático! Não é necessário esquentar ou preparar o leite materno, pois ele já vem totalmente prontinho para o bebê.

Não é preciso levar mamadeira, ou qualquer coisa para fazer o leite do neném, o que dá uma grande vantagem na hora de se deslocar para qualquer lugar. Afinal, uma mãe já anda com todo tipo de coisa em sua bolsa, como roupas fraldas, lençóis etc.

Quando você está amamentando, a sua menstruação para, o que por si só já é fantástico!  Então, a amamentação é um método contraceptivo, o qual é 98% eficaz.

Se formos pensar nisso, no passado o maior método anticoncepcional foi a amamentação. Na verdade, em alguns países em desenvolvimento esse método ainda é usado. Contudo, em algumas mulheres a menstruação volta, então tome cuidado!

Amamentar faz dormir mais

A amamentação faz com que você e o seu bebê durmam mais à noite, exatamente por causa da ocitocina e dos outros hormônios liberados por ela. Além disso, se o seu bebê acordar à noite, você pode amamentar deitada!

Um estudo mostrou que mãe e bebê dormem em até 45 minutos a mais por causa da amamentação, o que, com certeza, são preciosos minutos.

O vínculo feito pela amamentação

A ocitocina, de acordo com cientistas, reforça o comportamento materno, fazendo com que a mãe tenha mais carinho pelo bebê e preste mais atenção nele. Não é atoa que a ocitocina é chamada de hormônio do amor!

Entenda melhor sobre o vínculo afetivo entre mãe no vídeo abaixo:

Amamentação e perda de peso

Mais de 500 calorias são perdidas por dia durante a amamentação, o que equivale a uma hora andando de bicicleta. A amamentação é a chave para perder o peso que foi ganhado durante a gravidez, ou mesmo permitir que você coma mais livremente sem ganhar peso.

Contudo, não é de uma hora para outra que você perde peso amamentando. Afinal, há uma demora para esse processo começar, que é de cerca de 6 meses.

A economia da amamentação

Qual é o preço do leite no mercado mais próximo de você? Uma forma de economizar uma boa grana é amamentando, já que você não vai ter de comprar leite de fórmula. O leite de mãe, além de econômico, é extremamente saudável para o bebê, fazendo com que você economize também na compra de medicamentos!

Mais benefícios da amamentação para a mãe?

Nós já citamos vários benefícios da amamentação para a saúde da mãe. Porém, ainda há alguns que não citamos ainda! Uma coisa muito interessante é que a amamentação fortalece a mineração óssea, fazendo com que você, na sua velhice, esteja menos sujeita a osteoporose e fraturas.

E não acabou! A amamentação estimula a inteligência da mãe. Desse modo, elas podem fazer tarefas de maneira mais eficiente.