Segredo para autônomos e MEIs terem sucesso financeiro

O controle das finanças é sim um grande diferencial para que o seu negócio tenha sucesso. Se você é autônomo ou MEI (Microempreendedor Individual) sabe como ter sucesso é algo trabalhoso, mas que pode dar certo.

Agora, além de ter controle sobre o seu dinheiro empresarial, existe um segredo que muitos empreendedores desconsideram… Mas, que faz toda a diferença para o sucesso financeiro de uma empresa.

Segredo para autônomos e MEIs terem sucesso financeiro 1

E não vamos te enrolar para dar a resposta, aqui está ela: a reserva financeira. Abaixo, vamos mostrar algumas das vantagens de se ter uma reserva emergencial e também algumas dicas para você começar a montar a sua agora mesmo.

Por que ter uma reserva?

Existem diversos motivos para ter uma reserva financeira. E todos eles nos levam ao resultado de que isso pode evitar o fracasso e o fechamento das portas do seu negócio.

Vamos supor que você tenha tido um desacerto com um fornecedor… E aí, quem paga as contas? Agora, imagine que você tenha tido um problema com um funcionário e vai ter os gastos da carteira de trabalho.

Leve em conta também que você precisa atualizar os softwares do seu computador ou comprar novos insumos e suprimentos… Leve em conta ainda o fato de que você tem que fazer um curso para se especializar em uma nova tecnologia.

Tudo isso nos leva a notar que ter um dinheiro guardado para imprevistos é saudável para a sua empresa.

E isso sem contar com as oportunidades que você pode perder se não tiver essa grana, como inovar com um novo produto, fazer o seu anúncio de publicidade ou mesmo pagar um almoço executivo para um futuro cliente, por exemplo.

Como ter uma reserva?

Se você também concorda com a importância de ter uma reserva de emergência no seu negócio, saiba que o próximo passo é justamente entender como montar ela.

E a verdade é que não existe milagre: você vai ter que suar a camisa.

Por exemplo, para ter uma reserva, você tem que economizar dinheiro, fazer ele sobrar no fim do mês e investir de forma adequada. Esse é o passo a passo mais simples para montar a sua reserva a partir de agora.

Agora, claro que cada um desses passos deve ser dado de forma leve e muito persistente. Afinal, você sabe que poupar dinheiro não é nada simples, nem mesmo escolher o melhor investimento para você, no curto prazo.

Estude!

Agora que você sabe por que ter uma reserva de emergência e como ter uma reserva de emergência no seu negócio, então, resta por a mão na massa. Isto é, estudar!

Somente estudando as possibilidades você consegue um bom resultado. Estude como vai cortar os gastos da sua empresa, como vai poupar dinheiro, como vai encontrar a aplicação financeira que seja ótima para você.

Na matemática e nas finanças não existem regras. Você tem que encontrar o que é melhor para o seu negócio nesse momento. E existem uma eternidade de opções. Mas, você só vai descobrir quando começar a estudar isso.