De quanto será o aumento do Bolsa Família em 2019

Nem todo sabe qual é o valor do bolsa família em 2019. Afinal, todo ano há o reajuste de todos os salários, inclusive, dos benefícios que são pagos pelo governo federal. Só que nem mesmo as pessoas cadastradas acabam sabendo qual é o novo valor do Bolsa Família.

A dúvida é comum também para quem acabou de fazer a inscrição no Bolsa Família. No entanto, o que se pode dizer é que o programa tem um valor pré-definido, todos os anos, para que as famílias de baixa renda e extrema pobreza possam se organizar financeiramente.

De quanto será o aumento do Bolsa Família em 2019

O Bolsa Família

O programa Bolsa Família é voltado para ajudar as pessoas que se encontram em situação de pobreza, sendo que o foco principal é voltado para pessoas que se encontram em estado de pobreza extrema.

Dessa forma são beneficiadas as famílias que possuem renda familiar igual á inferior a média de R$ 170 or pessoa, incluindo crianças e aposentados. O benefício extra também vai para as famílias cuja renda seja inferior à média de 85 reais por pessoa.

Benefícios do Bolsa Família

Pouca gente sabe, mas os beneficiários do bolsa família têm direito a carteira de habilitação gratuita, através do programa CNH Social. Para saber mais sobre esse direito, informe se no centro de formação de condutores da sua cidade e estude os prazos de inscrição no programa.

Quem ganha o bolsa família também tem direito a pedir o telefone social, que é uma linha de telefone fixo de baixo custo. Para este caso, o ideal é falar com a operadora que cobre a sua região sobre como solicitar a linha telefônica social.

O reajuste do Bolsa Família 2019

Agora sim, vamos ao que interessa. Afinal, qual será o novo valor do Bolsa Família para o próximo ano que está bem perto de chegar? O último reajuste do valor do bolsa família foi de 12,5% realizado no final de 2016.

Nessa ocasião um reajuste do benefício corrigiu acima da inflação, sendo que o benefício foi para 13 milhões de brasileiros. Porém, até a presente data não foram realizados novos reajustes. Isso quer dizer que há 2 anos, o valor do Bolsa Família é o mesmo.

O reajuste anual do valor do bolsa família 2019 é importante para repor as perdas da inflação e recuperar o poder de compra do grupo familiar que recebe o benefício. Não existe, entretanto, reajuste anual previsto para o valor do  bolsa família 2019.

Observe que se não forem propostos reajustes anuais no valor do benefício, os grupos beneficiados pelo programa do Bolsa Família poderão comprar cada vez menos coisas – isso que é o perder o poder de compra.

Nunca vai aumentar o valor do Bolsa Família

Na visão de muitas pessoas, o aumento do valor do bolsa família 2019 é uma obrigação do governo federal para recompor as perdas pela inflação. Em geral, os aumentos servem não para melhorar a renda familiar e compensar os aumentos de preços constantes dos itens da cesta básica.

O governo, porém, nem sempre cumpre com essa obrigação e faz pouco aumentos no valor do bolsa. O resultado é que o beneficiário acumula perdas de mais de 30% em relação ao valor inicial reajustados pelo IPCA, que foi em 2016 pela última vez.

Dúvidas sobre o programa podem ser esclarecidas na central de atendimento do Caixa Cidadão, no número 0800-726-0207.