Veja o passo a passo do Serasa para aumentar o Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação financeira que tem base em dados do Serasa Experian. Essa, por sua vez, é uma instituição financeira muito conhecida no Brasil. O papel é de ser um dos órgãos de proteção ao crédito. E, por isso, muita gente tem medo de ficar com o nome sujo no Serasa.

Mas, a instituição também presta o seu papel educacional. Inclusive, disponibiliza conteúdo na internet sobre como aumentar o score financeiro. Uma das últimas dicas que publicou foi sobre como aumentar o Serasa Score.

Veja o passo a passo do Serasa para aumentar o Serasa Score
Foto: (reprodução/internet)

A gente fez uma adaptação desse passo a passo e inserimos abaixo. Confira como é o processo indicado pelo órgão, sendo que ele é para “te ajudar a sair dessa situação”, de score financeiro baixo. Além disso, saiba que é sempre recomendável manter bons hábitos financeiros para os pontos subirem.

O passo a passo

Consulte o seu CPF

O primeiro passo, conforme o Serasa, é fazer a consulta do CPF que está sendo estudado. “Quando você descobre que está com o Serasa Score baixo, a primeira coisa é consultar o seu CPF”. Assim sendo, essa é uma forma legítima de saber se o seu nome está sujo ou negativado.

Aí, a Serasa dá uma dica importante. “Se o seu nome estiver negativado, com alguma dívida em aberto, o melhor é negociar com o seu credor”. Inclusive, dá para fazer tudo isso em alguns cliques. Saiba mais no site do Serasa Limpa Nome.c

Cadastro Positivo

O segundo passo é abrir o Cadastro Positivo. Para quem não sabe o que é isso ou como funciona, a gente explica. É uma espécie de histórico de pagamentos, que tem como finalidade mostrar ao mercado que uma pessoa paga as contas em dia.

Portanto, todo mundo pode se beneficiar dele, até mesmo quem está com o nome sujo. “Você pode ter uma dívida, mas pagar todas as outras contas em dia. E é melhor que o mercado saiba disso”, diz a Serasa. A boa notícia é que dá para abrir esse cadastro gratuitamente.

Atualize os dados cadastrais

Seguindo os passos, o próximo é sobre a atualização dos dados cadastrais. Esse é outro passo para aumentar o Serasa Score. E a explicação é que “assim não haverá divergência entre os dados consultados pelo banco, loja ou financeira e nem os que você vai apresentar”.

Tenha contas em seu nome

Chegando ao fim, o que temos como dica é o fato de ter contas no nome da pessoa. Isso também ajuda a aumentar os pontos no mercado financeiro. Ao passo que após o cadastro positivo aberto, a pessoa pode mostrar que é boa pagadora com essas contas no nome.

E a dica do Serasa é ter contas no nome como a conta de água, de luz, de gás, de condomínio, de cartão de crédito, de financiamentos, de consórcios, etc. E lembra de “sempre pagar em dia”.

A busca por crédito

Para terminar, ainda que não seja uma dica focada em aumentar o score financeiro, a Serasa fala sobre a busca por crédito. Para a empresa, o ideal é colocar as contas em dia e no papel antes de solicitar crédito no mercado. “Assim será possível ver o quanto do seu dinheiro já está comprometido”.