Conheça 4 dicas de crédito para empresas

Quando o assunto é crédito, muita gente fica com dúvida. Essas dúvidas surgem para saber quais as melhores alternativas para ter um crédito aprovado. Será que tem como conseguir isso? O mais importante é entender e pesquisar o assunto porque isso faz surgir ideias novas.

Nesse conteúdo, a gente vai refletir sobre dois pontos importantes para quem está em busca de conseguir crédito no mercado financeiro atual. Além do mais, são dicas que servem para empreendedores também.

Afinal, como falamos, estudar nunca é demais e nos deixa mais espertos para as armadilhas que o mercado pode apresentar. Continue lendo para saber mais!

Conheça 4 dicas de crédito para empresas
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, já que falamos do empresário, considere que o ideal é sempre evitar o crédito do mercado porque ele tem juros. Agora, se for preciso buscar isso para alavancar ou iniciar o projeto, considere que é uma forma de viabilização que pode ser usada, sim. Mas, com cautela.

As dicas para conseguir mais chance de aprovação

Quando uma empresa pensa em procurar crédito, ela precisa considerar que um plano de negócios embasado é fundamental. Isso porque o financiamento é igual a um remédio: se não for bem dimensionado pode matar a empresa ou simplesmente não funcionar.

Portanto, essa é só uma das dicas que vem abaixo. A nossa ideia é não apenas conseguir o crédito, mas saber como usar ele de forma assertiva. Afinal, ele deve ser usado exatamente para que o que foi previsto. Pensando nisso, trouxemos as 5 dicas abaixo.

O planejamento financeiro

Primeiro, temos que pensar na construção de um bom plano de negócios. Como mencionais acima é fundamental para ajudar o empreendedor a avaliar sobre o momento correto para buscar o crédito.

Então, a partir disso, dá para pensar até mesmo em quais as modalidades mais adequadas ao perfil do negócio.

Também é importante verificar todos os pré-requisitos necessários e regras do crédito. Como, por exemplo, garantias, contra partidas, cadastros, documentos, fichas cadastrais, documentações específicas, entre outros

As dificuldades

Fique atento às dificuldades que o crédito pode trazer. Existem alguns cenários que podem dificultar o acesso ao crédito. Aqui, a gente pode citar a situação legal, contábil e cadastral da empresa, assim como a falta ou desatualização do orçamento relacionado aos investimentos.

Tem ainda a questão da parcela, de recursos próprios insuficientes ou inexistente e garantias insatisfatórias. Por seguem algumas dessas dificuldades que podem acabar aparecendo.

O capital empreendedor

O capital empreendedor é uma alternativa utilizada para apoiar negócios por meio da compra de participação no capital da empresa. Esta acaba sendo outra opção de crédito para empresas.

Geralmente, uma quantidade minoritária das empresas contam com o Sebrae. Mas, o fato é que ele tem algumas iniciativas que ajudam a preparar os donos de pequenos negócios para o processo de negociação com investidores.

Este procedimento acontece por meio de workshops e melhorias que vão dar força e conhecimento para esses empresários a entender a lógica e os processos do mercado de investimentos e dos riscos.

As empresas simples de crédito

Já ouviu falar das ESCs? Elas também podem ser uma alternativa de crédito para os pequenos negócios. A ESC realiza operações de empréstimos, financiamentos e desconto de títulos de crédito exclusivamente para microempreendedores individuais, os MEIs.

Uma das vantagens é que ela não necessita da autorização do Banco Central para funcionar, o que torna o processo mais simples e menos burocrático.