Como aumentar a produção de leite materno? Esses alimentos podem ajudar

Se você é mãe e está amamentando, com certeza já passou por sua cabeça como aumentar a produção do leite materno. E não é somente você que tem essa dúvida, já que isso é algo bastante comum na mente de muitas mães.

A seguir, vamos falar de técnicas e, especialmente, alimentos que podem te ajudar a aumentar a sua produção de leite. Então, se você não está produzindo leite materno o suficiente, não se desespere. Há muitas mães que passaram pelo mesmo.

Portanto, sem mais delongas, veja abaixo como aumentar a produção de leite materno. Boa leitura!

Como aumentar a produção de leite materno? Esses alimentos podem ajudar
Foto: (reprodução/internet)

Dicas pontuais para o aumento na produção de leite

Além dos alimentos que podem te ajudar, os quais falaremos no tópico a seguir, existe algumas dicas bastante úteis para aumentar o fluxo de leite em suas mamas. 

Ter a pega correta é essencial

Quando uma mãe começa a amamentar, a sua produção de leite automaticamente aumenta. Afinal, o bebê consome o leite que está na mama, o que exige uma nova produção.

Por isso, ter a pega correta é essencial, pois, sem isso, o leite não vai sair do jeito que deveria, fazendo com que a produção de leite caia. Portanto, é preciso ter atenção na pega do bebê, porque ele deve pegar toda a auréola da mama.

Dê o peito logo depois do parto

Em seus primeiros momentos no mundo externo ao corpo da mãe, como o pequeno está mais atento aos estímulos que o cercam, ele pode pegar o peito mais facilmente. Com o recém-nascido pegando o peito desde tão cedo, mesmo que sua quantidade de leite seja pequena, ela vai aumentar devido ao estímulo que o bebê irá dar.

Preste atenção na dor

É normal que, na pegada inicial, suas mamas fiquem inchadas e doloridas durante os primeiros dias de amamentação. Contudo, se a dor persistir durante a mamada, averigue se o bebê está com a pega certa, pois normalmente ela está errada, o que ocasiona essas dores persistentes.

Amamente sempre que o bebê quiser

Para que sua produção de leite aumente, é importante que deixe o bebê mamar sempre que quiser. Contudo, se o tempo entre as mamadas demorar, use bombas de sucção para não deixar a produção de leite diminuir.

Descanse

Apesar de ser trabalhoso ser mãe, por quase não parar para nada, é essencial que esse descanso aconteça. A pausa é necessária não somente para a mamãe, mas também pelo seu bebê. Isso porque, se a lactante não descansa, a produção de leite diminui. 

Logo, tente descansar entre uma mamada e outra e sempre amamente em um ambiente calmo.

Só troque de lado quando a mama esvaziar

A mama esvaziada é um sinal para o organismo produzir mais leite, Então, se você fizer com que o bebê pegue as duas mamas sem deixar o leite de uma acabar, é o mesmo que dizer para o organismo que mais leite não é necessário. 

Então, só parta para a outra mama quando a primeira esvaziar!

Compressas mornas, massagens e remédios

Apesar de termos cuidado com a produção de leite, a fonte pode secar mesmo assim. Desse modo, usar massagens, medicamentos e compressas mornas pode ser a chave para estimular a produção de leite. Use os recursos necessários para garantir que o leite continue a ser produzido.

Tomar mais água ajuda

A produção de leite é muito influenciada pelo consumo de água da mãe. Se ela não consumir bastante, o que normalmente é 3 litros de água, a produção de leite pode ser prejudicada. Enfim, não se esqueça de beber bastante água, desse modo, irá aumentar a produção de leite materno.

Alimentos que ajudam na produção de leite

Há dicas caseiras, como, por exemplo, de chás, como o de hortelã, que ajudam na produção de leite. Entretanto, ainda não há comprovação científica do tema. Nesse caso, pode ser que o consumo de água, e não a erva, faça aumentar a produção de leite.

Em geral, o que mais está comprovado cientificamente é que a mãe precisa consumir as calorias necessárias e comidas saudáveis em geral para preservar a sua saúde. Contudo, se você quiser testar alguns alimentos que são famosos por aumentar a produção de leite, teste os seguintes:

  • Aveia;
  • Alho;
  • Feno-grego;
  • Gengibre;
  • Spirulina;
  • Alfafa.

Entretanto, use esses alimentos somente de forma complementar na sua dieta.