Aprenda como aumentar a imunidade das crianças: dicas e truques

Este ano foi marcado pela preocupação com doenças virais. Nessas situações, um dos grupos que cusam maior preocupação é o das crianças. Afinal, elas não possuem seu sistema imunológico completamente desenvolvido. Por isso, é muito importante os pais saberem como aumentar a imunidade das crianças.

Desse modo, queremos que você fique muito menos preocupado com a imunidade dos filhos, pois iremos apresentar algumas dicas preciosas para que ela esteja sempre em dia. A lista com esses conselhos será breve, porém bastante assertiva para te ajudar nesta tarefa.

Então, veja a seguir como aumentar a imunidade das crianças e os deixe mais seguros contra quaisquer vírus e doenças!

Aprenda como aumentar a imunidade das crianças: dicas e truques
Foto: (reprodução/internet)

Como o sistema imunológico funciona?

O sistema imunológico é o grande responsável por proteger o organismo de qualquer infecção. Desse modo, se acontecer a invasão de um microorganismo, o sistema imunológico irá identificá-lo e ativar os mecanismos de defesa.

Ele é formado por moléculas e células, como também por tecidos, que são grupos de células. As crianças já nascem com uma boa parte desse complexo, mas enquanto as outras partes estão se desenvolvendo, elas ficam mais facilmente doentes.

Dicas para fortalecer o sistema imunológico das crianças

Mas, o que é preciso fazer para que o corpo já esteja devidamente preparado quando um microorganismo invadir o corpo do seu filho? A seguir, confira algumas dicas de ouro!

1. Leite materno

O leite materno contém nutrientes essenciais que são extremamente importantes para a vida do bebê, especialmente em seus primeiros meses. Durante os meses iniciais, os alimentos naturais como legumes, frutas, carnes e verduras só devem ser adicionados como complementos ao leite materno.

Você pode amamentar o seu filho até os seus dois anos de idade. Assim, certamente, ele estará mais seguro contra vírus e doenças. E um adicional é que a amamentação faz muito bem para você, mamãe, trazendo inúmeros benefícios para sua saúde.

2. O cartão de vacinas deve sempre estar completo

Logo nos primeiros meses de vida, o bebê já é vacinado. De acordo com o Ministério da Saúde, ele recebe vacinas contra Tuberculose e Hepatite B, obrigatoriamente. Depois, fica na responsabilidade que o cartão de vacina fique sempre atualizado, segundo o Calendário Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Não vacinar seu filho é uma grande irresponsabilidade, pois muitas das doenças que as vacinas previnem podem causar até mesmo a morte. Portanto, faça o possível para guardar bem seu cartão de vacina e mantê-lo completo.

3. Deixe as crianças conhecerem o mundo

Proteger as crianças do mundo externo, muitas vezes, é um reflexo dos pais. No entanto, ao protegê-las demais, você pode fazer com que elas estejam mais sujeitas a doenças. Isso porque crianças que só vivem em ambientes limpos são mais propensas a desenvolverem alergias.

Claro que você tem que seguir as regras de limpeza, como lavar as mãos antes de uma refeição. Contudo, deixe seu filho ter contato com a terra, brinquedos e pets, para que sua imunidade se fortaleça e desenvolva.

4. Cuidado com as mãos

Como já mencionamos, as regras básicas de limpeza devem ser seguidas. Um dos pontos mais importantes é manter as mãos do seu filho limpas, porque elas sempre acabam indo para boca, olhos e nariz. Então, as mãos são um dos principais meios de contágio por vírus.

Portanto, depois que ele brincar, sempre o leve para lavar as mãos. E, se ele tiver uma idade coerente, ensine a ele próprio a lavar as mãos.

5. Não despreze as sonecas

Para os adultos, o sono já é essencial. Então, imagine para as crianças, que ainda estão se desenvolvendo. O sono auxilia no fortalecimento do sistema imunológico da criança, assim como as deixa mais revigoradas e descansadas.

Sem uma boa rotina de sono, o organismo dos pequenos pode liberar o cortisol, que é o hormônio do estresse. Se isso acontecer, a imunidade da criança pode ficar baixa.

6. Alimentos saudáveis são a chave

Dando alimentos novos e saudáveis para a criança, os nutrientes vão se multiplicar em seu organismo, fortalecendo o sistema imunológico. Isso inclui frutas, legumes, verduras, carnes, ovos e leites, os quais são de extrema importância para nós.

Mas preste muita atenção na preparação dos alimentos, evitando o óleo e frituras. Faça seus legumes bem lavados, já que os cozidos acabam perdendo nutrientes. Quanto mais nutrientes seu filho consumir, mais protegido ele estará.

Caso o pequeno resista a consumir alimentos novos, vá dando a eles aos poucos, sem desistir nas primeiras tentativas, pois o gosto dos alimentos são uma nova experiência para os pequenos. Depois que eles se acostumarem com os novos gostos e texturas, consumirão os alimentos normalmente. Confira dicas de introdução alimentar neste post.

Conclusão

Todo cuidado é fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico do seu filho. Porém, não fique ansiosa com medo de seu filho ficar doente. A super-proteção pode acabar sendo prejudicial para o desenvolvimento natural de anticorpos na criança.

Se quiser mais dicas para fortalecer a saúde do seu pequeno, consulte um pediatra e peça orientações mais assertivas para a sua realidade.