Aprenda como fazer chocolate quente mais saudável para sua criança

Para muitas pessoas, o inverno e até mesmo o outono são sinônimos de bebidas quentinhas. Entretanto, a quantidade de açúcar e de gordura em algumas receitas fazem com que muitas pessoas evitem consumir esse tipo de bebida.

Diante disso, nossa equipe irá ensinar como fazer um chocolate quente mais saudável para as crianças. Afinal, elas não precisam ficar de fora, não é mesmo? Acompanhe o nosso artigo para saber mais sobre.

Aprenda como fazer chocolate quente mais saudável para sua criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pontos fundamentais sobre bebidas quentes para crianças

Quando o frio chega, muitos responsáveis pelas crianças optam por preparar alimentos quentinhos. Logo, também surge a vontade de elaborar bebidas quentes para as crianças. Entretanto, é preciso ter consciência de alguns pontos fundamentais quando se pensa nesse assunto.

Aprenda como fazer chocolate quente mais saudável para sua criança
Fonte: (Reprodução/Internet)
  • É imprescindível saber se a criança pode ingerir todos os ingredientes da receita que será preparada;
  • A bebida tem que ser quente e não é necessário colocar muito açúcar e ingredientes desnecessários;
  • Qualquer bebida que tenha cafeína não é indicada para as crianças. Por isso, o leite com café, por exemplo, deve ser evitado até os 6 anos;

É importante ressaltar que o hábito dos pais ou responsáveis não pode afetar no hábito alimentar do pequeno, pois alguns alimentos consumidos por adultos podem interferir  na saúde da criança.

Existe chocolate quente mais saudável?

Algumas pessoas acham que só porque esse tipo de bebida envolve chocolate – alimento calórico – ela não é saudável para ser consumida. Porém, isso não é verdade. Segundo a nutricionista Danielle Fontes, substituir chocolate ao leite por cacau 100% faz com que o chocolate quente seja mais saudável.

Aprenda como fazer chocolate quente mais saudável para sua criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além disso, trocar alguns ingredientes, como o açúcar por adoçante e o leite por algum tipo vegano ou desnatado são maneiras possíveis de preparar um chocolate quente mais saudável e saboroso para a criançada.

Benefícios do chocolate quente para as crianças

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, comprovou que o cacau 100% – ingrediente que iremos utilizar na nossa receita – pode ser usado como um benefício para a saúde.

Aprenda como fazer chocolate quente mais saudável para sua criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

No estudo, os pesquisadores observaram que esse tipo de alimento ajuda a diminuir os sintomas de fadiga e o cansaço, por exemplo. Ademais, além dos benefícios que o próprio cacau traz, a sua versão líquida é mais vantajosa para a saúde. Clique aqui para acessar a pesquisa e a seguir, confira mais sobre os benefícios desse alimento.

Raciocínio mais rápido

Tomar chocolate quente pode contribuir de modo eficaz para a saúde do cérebro, pois essa bebida auxilia na circulação do sangue, levando oxigênio para a cabeça. O chocolate ajuda a pensar melhor e até existem estudos que analisam o cacau como método de tratamento para a demência.

Agente contra doenças

Uma simples xícara de chocolate quente possui o equivalente a 611 mg de fenólicos gálico ácido e 564 mg de de epicatequina flavonóides. Em outras palavras, esses elementos funcionam como agentes no tratamento de hemorragias e evitam doenças renais e diabetes.

Bem-estar

A sensação de bem-estar gerada pelo chocolate quente ocorre devido a ação da endorfina e da dopamina, hormônios ligados ao relaxamento. Alguns pesquisadores afirmam que essa bebida tem o poder de aumentar a produção desses componentes.

Veja como fazer chocolate quente saudável para crianças

Sabe-se que, tradicionalmente, o chocolate quente leva achocolatado ou chocolate em pó, leite e açúcar. Além disso, a textura da bebida depende da quantidade de chocolate utilizado ou com o espessante adicionado.

Aprenda como fazer chocolate quente mais saudável para sua criança
Fonte: (Reprodução/Internet)

Porém, para essa receita, iremos ensinar a fazer um chocolate quente mais saudável e que também é bastante cremoso. Acompanhe os próximos tópicos para aprender a receita dessa bebida deliciosa.

Ingredientes

  • 1 xícara de leite semidesnatado ou leite vegetal;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó 100%;
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho ou farinha de araruta;
  • 1 colher de café de essência de baunilha – se desejar;
  • 1 colher de café de gengibre em pó (opcional);
  • 1 colher de café de canela em pó, caso queira.

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador ou processador de alimento, misture todos os ingredientes na velocidade máxima;
  2. Ao terminar, coloque o líquido em uma panela e aqueça, em fogo baixo, até engrossar;
  3. Espere esfriar um pouco e sirva-o para a criançada.

Para melhor entendimento, separamos um vídeo explicativo da receita acima. Confira abaixo as instruções de modo prático.

Viu como é fácil e prático fazer essa receita? Caso for preciso substituir algum alimento, não hesite em fazer isso e comece a testar novos sabores! Ressalta-se que o tempo de preparo é cerca de 10 minutos e rende até 1 xícara.

Receita de biscoito para acompanhar o chocolate quente

Uma receita fácil e prática que pode ser feita na companhia das crianças é a de biscoitos doces. Esse tipo de alimento combina super com bebidas quentes, como o chocolate quente e é por isso que indicamos essa receita. Confira o nosso artigo neste link, e saiba como preparar os mais diversos biscoitos doces.