Aprenda como animar uma criança com a doação de brinquedos antigos

Desapegar das coisas de que gostamos é uma tarefa bastante difícil, principalmente na vida de uma criança. O laço afetivo desenvolvido com o objeto faz com que, muitas vezes, os pais não doem brinquedos ou roupas que poderiam estar sendo melhor aproveitadas por outra criança.

Apesar de ser uma tarefa difícil, há maneiras de animar uma criança e sumir com a tristeza na hora da doação. No final do artigo, confira alguns locais de doação no DF e um vídeo que pode ajudar na hora de ensinar ao seu filho sobre a importância da doação.

Aprenda como animar uma criança com a doação de brinquedos antigos
Fonte: (Reprodução/internet)

Incentivando a doação

A empatia e solidariedade são noções a serem ensinadas desde cedo, como algo além da doação material. Mas também dar atenção aos idosos, demonstrar interesse e empatia para funcionários da casa ou gestos simples de afeto, como escrever uma cartinha, são atitudes que contribuem para construção de uma sociedade mais humanizada.

Aprenda como animar uma criança com a doação de brinquedos antigos
Fonte: (Reprodução/internet)

Convencer a criança de doar seus objetos está longe de ser uma ato de imposição, a melhor forma de fazer isso é por meio da conversa. Vale explicar que muitas crianças não possuem as mesmas oportunidades que ele e que algumas nunca sequer tiveram um brinquedo para se divertir.

Nada muito complexo, às vezes só com uma frase já é possível satisfazer a dúvida do porquê de estar tomando certa atitude. Se seu filho quiser mais detalhes, pode dizer por exemplo que nem todos os pais têm condições de gastar em brinquedos e/ou roupas.

Não doe escondido

Um modo que os pais utilizam para doar aqueles objetos que o seu filho já não usa mais é doando escondido, para assim evitar passar por choros e birras que a criança pode fazer. Contudo, esse não se mostra um método efetivo.

Aprenda como animar uma criança com a doação de brinquedos antigos
Fonte: (Reprodução/internet)

Até porque, aqueles brinquedos ou até roupas, mesmo que velhos, podem significar muito da vida da criança. O apego sentimental desenvolvido é inexplicável e, ao pegar o objeto sem o seu consentimento, pode gerar sentimentos de traição e frustração.

Ninguém gosta que mexam em suas coisas sem o seu consentimento prévio, assim como os adultos as crianças também compartilham desse sentimento que devem ser igualmente importantes. 

Há um pensamento entre os mais velhos em dizer que “crianças não têm que querer” devido sua pouca idade, porém não é bem assim, essa atitude só irá dificultar no processo de aprendizagem. 

Ensine dando o exemplo

É verdade que as crianças se espalham em atitudes de seus pais ou irmãos mais velhos, tendo estes como a representação do que é certo/pode ser feito. Uma forma muito boa para a aprendizagem é convidá-los a participar da organização do guarda-roupa.

Aprenda como animar uma criança com a doação de brinquedos antigos
Fonte: (Reprodução/internet)

Este é o momento para você praticar o desapego e separar coisas suas para doação, e aproveite para explicar ao seu filho para onde os objetos irão para outras pessoas que realmente precisam utilizá-los. 

No período do natal, a doação de brinquedos é importante para os pais que não podem comprar um presente aos seus filhos. Uma alternativa interessante é participar do programa “Papai Noel dos Correios”, que disponibiliza cartas de crianças em vulnerabilidade social para o bom velhinho, assim você poderá doar algo que já tenha e não use mais.

Respeitar os limites

O ato generoso da doação tem como efeito estimular a auto estima da criança, pois ele reconhece a importância que sua atitude causou. Contudo, nem sempre eles estão preparados para desapegar de um objeto específico.

Assim, caso o laço sentimental do pequeno com seu brinquedo seja muito forte é bom esperar mais um tempo para tentar doar. Pois a doação forçada só fará com que ligue o ato com a sensação de perda, mostrando uma resposta contrária ao que se quer neste artigo.

Doação e novas experiências

Mostre para seu filho que o ato de doar abre espaço para novas coisas em sua vida e na vida de outras crianças, deixando-as felizes. Assim, permita que ele escolha para quem seus objetos devem ser doados.

Aprenda como animar uma criança com a doação de brinquedos antigos
Fonte: (Reprodução/internet)

Dê sugestões de creches, campanhas sociais, até mesmo para um vizinho ou parente, um bom incentivo é que a criança viva a experiência e tenha a possibilidade de entregar o brinquedo pessoalmente. Acesse aqui e confira alguns locais do DF para realizar doações.

Não deixe para doar apenas em datas comemorativas, torne a doação um hábito da família. C,hame os amigos para participar, como por exemplo, em festas de aniversário incorpore um caixa para doações, coloque no convite para os amigos trazerem aqueles objetos que não usam mais, quanto mais pessoas participarem melhor. 

Vídeo – Andy decide doar seus brinquedos em Toy Story 3  

O filme de sucesso da Pixar, Toy Story, retratou a importância da doação em seu terceiro filme. Onde, apesar da relutância do Andy (personagem principal) em doar seus queridos brinquedos, ele sabe que a atitude irá proporcionar felicidade para outra criança e para seus brinquedos.

Com isso, a boa ação por trás da doação traz alegrias e novas experiências na vida de quem doa e na de quem recebe. Assim, é importante começar a abordar o assunto com seu filho, mas sempre lembrando de respeitar seus limites e opiniões.