Quando vale a pena antecipar as parcelas da prestação do consignado?

Será que vale a pena antecipar as parcelas do crédito consignado? Afinal, você sabe o que é o crédito consignado? Caso não saiba, este é um tipo de empréstimo que tem taxas mais baixas porque é descontado diretamente da folha.

Então, vamos falar sobre isso e também sobre algumas dicas de como você pode usar o crédito consignado de forma positiva para a sua vida.

Quando vale a pena antecipar as parcelas da prestação do consignado?
Foto: (reprodução/internet)

Na maioria das vezes, a resposta é: talvez

Antes de tudo, já vamos direto à resposta: talvez. Sim, talvez antecipar as parcelas do empréstimo seja algo positivo para você, só que nem sempre. Para ser mais assertivo quanto a este questionamento é preciso considerar várias coisas

Para ter a resposta exata é preciso estudar cada caso e, portanto, se você está nessa situação procure saber se você vai obter de desconto caso sejam quitadas as parcelas que estão restando no seu contrato.

Quando vale a pena?

Se você perceber que poderá ter um desconto razoável, então, não tenha dúvida porque pode ser que a sua instituição financeira ou o seu banco está tentando te ajudar a quitar as parcelas do empréstimo. Nesse caso, não pensa 2 vezes: antecipa sim.

Sem descontos, sem negócio

Agora, se você perceber de que o desconto não será interessante, aí você também vai ver que você pode conseguir um rendimento melhor aplicando esse recurso em um investimento.

Assim, você pode aplicar esse recurso e manter o pagamento das suas parcelas desde que o pagamento das parcelas esteja dentro do seu orçamento. Nesse caso, não vale a pena quitar o empréstimo.

Mas, e o crédito consignado?

Vamos aproveitar a pergunta que está no começo do texto para falar um pouco mais do crédito consignado.

Todos aqueles que querem utilizar o crédito consignado devem saber que isso só deve acontecer, apenas, em emergências. Isto é, em casos de muita urgência com uma doença inesperada.

Por mais que a taxa de juros seja uma das taxas mais atrativas no mercado financeiro, ainda mais se comparado com outras linhas de crédito, tem muita gente entrando no crédito consignado de forma errada. E isso não é nada bom.

Quando solicitar o empréstimo consignado?

Para comprar isso e aquilo? Não. Para comprar produtos sem extrema urgência? Não. Apenas em casos que realmente sejam emergenciais para as suas finanças.

Se perceber que aquele aquela parcela do crédito consignado não cabe no orçamento, o ideal é cair fora porque ainda que sejam juros baixos, são juros e isso vai corroer a sua vida financeira.

É justamente por isso que muitas pessoas estão se enrolando: elas estão comprometendo as suas finanças e estão se endividando por usar um crédito do banco de forma errada e exagerada.

Essas pessoas não sabem usar o crédito consignado de forma correta. Por esta razão também, muitos aposentados estão comprometendo as suas finanças por causa do crédito consignado, que deveria ser usado, apenas, para suprir emergências.