Conheça os alimentos essenciais durante a gravidez

O sonho de grande parte das mulheres é ter um filho. A notícia de uma gravidez é motivo de muita alegria por parte das famílias! A mãe é a personagem principal nessa história, já que carrega o bebê e, exatamente por isso, seu corpo passa por várias transformações durante os nove meses da gestação.

Por causa disso, as necessidades nutricionais também mudam, para garantir o desenvolvimento pleno e saudável do feto. Isso envolve mudanças nos hábitos de vida da futura mamãe, garantindo assim uma gestação saudável e uma criança bem saudável e forte.

Dessa forma, é essencial que as grávidas façam um acompanhamento com nutricionistas, para saber se estão consumindo tudo aquilo que precisam. Porém, há sempre aqueles alimentos e nutrientes básicos que não podem faltar de jeito nenhum na dieta delas. Ficou curiosa? Então continue lendo o artigo para saber quais são eles.

Conheça os alimentos essenciais durante a gravidez
Foto: reprodução/ internet.

Alimentos ricos em cálcio

Alimentos que tenham bastante cálcio em sua composição são essenciais para as mamães. Afinal, essa substância é a responsável pela formação e crescimento saudável dos ossos e dentes, tanto da mãe quanto do filho. Além disso, ele auxilia no controle da frequência cardíaca do bebê e do seu desenvolvimento de nervos e músculos.

Os leites e derivados são as melhores fontes de cálcio, como iogurte, tofu e queijo. Porém, é importante que as mulheres optem pelas opções com menos gordura, que contém maior teor de cálcio. Além dos laticínios, couve, salmão e pão de centeio integral são ricas fontes do nutriente.

Alimentos ricos em zinco

O zinco é um nutriente essencial para a mãe, já que atua diretamente no metabolismo de carboidratos e gorduras, síntese de proteínas e fortalecimento do sistema imunológico. Já no bebê, o zinco auxilia no desenvolvimento neurológico, além de evitar malformações e desnutrição precoce.

Por isso, mamães que querem ficar saudáveis e ter filhos fortes fazem bem ao consumir carnes, peixes, ostra, leite e derivados, castanhas, amendoim, amêndoa, nozes e semente de linhaça, pois esses alimentos têm alto teor de zinco em sua composição.

Alimentos ricos em iodo

O T3 e o T4 são os hormônios da tireoide responsáveis pela regulação do metabolismo corporal e, consequentemente, importantes para todos os outros sistemas do corpo. 

Esses hormônios são compostos principalmente por iodo, que, quando consumido de forma equilibrada pela mãe, fortalece o desenvolvimento do sistema nervoso e evita qualquer prejuízo no desenvolvimento cognitivo do neném. 

Ainda que o sal de cozinha seja fortificado com iodo, há outros alimentos que também contam com uma concentração muito grande da substância. Entre eles, citamos os peixes, crustáceos, algas marinhas, vegetais e carnes.

Alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico é tão importante na gravidez que alguns médicos recomendam que seu consumo seja iniciado três meses antes do início da gestação e três meses depois e até suplementada. Isso porque a substância é responsável por evitar qualquer malformação no tubo neural do feto, que será transformado no sistema nervoso central.

Dessa forma, alimentos que são ricos em ácido fólico que podem e devem ser consumidos pelas mamães são: cereais integrais, como pão, massas e arroz; leguminosas, como feijão, grão-de-bico e ervilha; flocos de milho, flocos de aveia e beterraba.

Alimentos ricos em ferro

O ferro é uma substância que está presente na hemoglobina e é o principal fator no aumento do volume sanguíneo durante a gravidez, que evita a anemia da mãe. Além disso, é super importante também para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, evitando prematuridade e anemia precoce.

Alguns alimentos com alto teor de ferro são: fígado, pão e cereais integrais, feijão, grão de soja e hortaliças de cor verde-escuro, como espinafre, couve, rúcula e agrião. Apesar disso, pode ser que seja necessária a suplementação da substância na dieta das mamães, e por isso é tão importante o acompanhamento nutricional.

Alimentos ricos em magnésio

O magnésio é super importante durante a gravidez já que evita a pré-eclâmpsia, que é o aumento da pressão arterial que pode levar ao parto prematuro ou atraso do crescimento intrauterino. Além disso, ele é ótimo para evitar cansaço, câimbra e azia, além de controlar o nível de açúcar e insulina no sangue da mamãe e do bebê.

Por isso, mamães que desejam ter uma gestação tranquila e filhos fortes e saudáveis, devem consumir oleaginosas (amêndoa, castanha-de-caju e avelã); tofu, espinafre, banana, abacate, feijão e cereais integrais. Há outras frutas que são essenciais nesse momento, como mostra o vídeo a seguir

Alimentos ricos em proteína

Até o segundo trimestre da gravidez, grande parte dos órgãos do bebê já estão formados, e é a partir do terceiro que ele irá crescer e ganhar peso. Por isso, é bem nesse momento que há o aumento da necessidade proteica, para apoiar a formação da placenta e dos tecidos uterino.

Por isso, as grávidas precisam seguir as recomendações de ingerir diariamente proteínas de origem não animal, como leite e derivados, feijão, lentilha e ervilha, e o consumo moderado de fontes de proteína animal, como ovos, peixes e carnes.