Alfabetização infantil: descubra como ajudar os filhos nessa fase

Quando se fala em alfabetizar uma criança, muitas pessoas confundem os termos alfabetização e letramento. Hoje, iremos tirar essa dúvida e falar muito mais sobre a alfabetização infantil!

Apesar de alfabetização e letramento serem duas práticas distintas, elas devem acontecer de forma paralela. Antigamente, o termo “letrado” designava muito bem uma pessoa com estudo, não apenas que sabia ler e escrever de forma rudimentar.

Então, é fácil compreender que letramento é um processo muito mais longo e que deve durar ao longo de, pelo menos, todos os anos do Ensino Fundamental. Letramento é o desenvolvimento da capacidade de leitura completa, o que inclui a correta interpretação dos textos e o desenvolvimento de uma escrita igualmente apurada. 

Alfabetização infantil: descubra como ajudar os filhos nessa fase
Foto; (reprodução/internet)

Já a alfabetização é apenas o processo de aprendizagem e domínio do código do alfabeto, suas 26 letras e os 10 algarismos do sistema decimal de numeração. 

A alfabetização infantil é, portanto, a fase em que a criança estará desenvolvendo a primeira parte do aprendizado acadêmico. O foco é conseguir ler e escrever o “básico”, como o próprio nome e algumas palavras mais simples. 

Esta fase é, talvez, a mais importante do desenvolvimento cognitivo e intelectual do seu filho e você pode ajudá-lo – e muito – com essas dicas que verá aqui hoje. Confira a continuação!

3 principais dúvidas dos pais sobre alfabetização infantil

1. Por que algumas crianças na mesma classe ou com a mesma idade desenvolvem a leitura e escrita e outras não?

Muitos pais se preocupam com a comparação entre os diversos alunos da classe de seus filhos. Porém, a verdade é que cada indivíduo é único e tem seu próprio tempo para “destravar” todo o aprendizado. No fim, todas as crianças terminam o 1º ou, no máximo, o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizadas (não letradas).

2. Qual o melhor jeito de ajudar meu filho com o aprendizado, em casa?

Nessa fase, existem muitas atividades de alfabetização infantil que podem ser feitas em casa e são muito mais simples do que possa parecer. A primeira coisa a fazer é deixar materiais de leitura adequados ao alcance da criança para despertar a curiosidade. 

Em segundo lugar, é excelente tratar os lápis e canetas como material lúdico e deixar a criança livre para desenvolver as habilidades motoras de desenho e escrita. Permita que a criança escolha livros e gibis do seu interesse em bibliotecas e lojas.

3. É comum a criança escrever ao contrário?

Sim, pois em muitas línguas (como o japonês, por exemplo) isso é comum. A direção da escrita é arbitrária e, na prática, é possível invertê-la. A criança ainda está aprendendo e, às vezes, pode acreditar que está fazendo algo certo. Aos poucos, com o contato da leitura e a repetição, ela se acostuma a escrever corretamente.

Como ajudar os filhos na fase de alfabetização: atividades e jogos

Jogos de alfabetização são excelentes ferramentas para você ajudar seus filhos nessa fase. Mas essas são apenas algumas atividades de alfabetização mais lúdicas. Você também pode ajudar com tarefas mais formais e até mesmo com outras práticas.

Por exemplo, prepare um ambiente mais propício à alfabetização infantil, colocando um quadro ou lousa na parede do quarto da criança. Ou ainda, lendo para o seu filho, não só na hora de dormir, mas sempre que possível ao longo do dia, com pequenos trechos de jornais e revistas, por exemplo.

Muito antiquado? Ok, você também pode deixar que manuseiem o celular e o computador. Para essa geração pós anos 2000 é tudo muito natural e ajuda (muito) no processo de alfabetização.

Atividades e jogos como o caderno de caligrafia, que hoje é vendido em forma de revista de personagens que as crianças adoram, bem como os desafios que você pode lançar para os pequenos, são sempre muito bem-vindos.

Além dos jogos para alfabetização vendidos nas lojas, você também pode fazer jogos caseiros para brincar e ensinar o seu filhote.

4 apps para ajudar na alfabetização de crianças

Voltando à tecnologia, que tal usar alguns apps para alfabetização? Trouxemos uma lista com os 4 melhores aplicativos para alfabetização infantil, confira!

1. LeLe Sílabas

Alfabetização infantil: descubra como ajudar os filhos nessa fase
Foto: (reprodução/internet)

Este app traz mais de 90 palavras simples e cerca de 60 fonemas para que seu filho se divirta. Os desafios são para organizar as sílabas, formando palavras.

2. ABC do Bita 

Alfabetização infantil: descubra como ajudar os filhos nessa fase
Foto: (reprodução/internet)

O Mundo Bita é um projeto completo de entretenimento para crianças, que conta com desenhos animados e já pode ser encontrado como personagens de roupas e calçados, além dos brinquedos. A grande novidade é o app com muitos jogos de alfabetização infantil diferentes. 

3. Ler e Contar

Alfabetização infantil: descubra como ajudar os filhos nessa fase
Foto: (reprodução/internet)

Como o próprio nome já diz, é um aplicativo para alfabetização bem completo, que além de trazer atividades de leitura, também oferece jogos de fundamentos matemáticos, como formas geométricas, operações básicas e outras atividades com números.

4. Jogo de Palavras

Com uma abordagem simples e muito didática. Este app traz sílabas embaralhadas para formar palavras, palavras avulsas para serem relacionadas com as figuras e algumas outras atividades para auxiliar a criança. 

Com essas dicas, você já é capaz de ajudar seus filhos na fase de alfabetização. Curtiu? Não esqueçå de compartilhar com seus familiares e amigos que têm filhos pequenos para alfabetizar.