Como agendar consulta do INSS na internet

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza um serviço de agendamento pela internet que facilita em muito as nossas vidas na hora de marcar a consulta médica. Com esse sistema online não é mais preciso se deslocar até uma agência e pegar as longas e temidas filas.

Para isso, só é preciso entrar em um site certo, agendar e comparecer à agência na hora marcada. Com a internet, tudo ficou mais prático para os brasileiros que precisam passar por procedimentos no INSS, como uma consulta médica, que é necessária para vários benefícios.

Agora, como fazer esse agendamento online no INSS é que é importante de saber. Descubra abaixo o que é preciso fazer para agendar consultas pela internet sem precisar se deslocar até uma agência ou ligar no 0800 do órgão.

O que pode ser agendado online?

Antes de sabermos como agendar uma consulta no INSS pela internet, é importante conhecer quais os procedimentos e serviços que podem ser agendados dessa forma. E são muitos: como a aposentadoria, por exemplo, que pode ser por idade ou tempo de contribuição.

Também dá para agendar online a consulta de atualização de cadastro, pedido de auxílio reclusão, cadastros ou renovações, benefícios assistenciais e sociais, realizar prova de vida, salário maternidade, seguro-desemprego, entre muitos outros.

Alguns serviços e procedimentos sequer necessitam que você compareça a uma agência, com todo o processo podendo ser realizado online e você só comparece de forma física caso seja chamado.

Vale ressaltar que a Aposentadoria por idade, Aposentadoria por tempo de contribuição e o salário-maternidade, podem ser recebidos de forma automática (à distância). Ao passo que o interessado que solicitar online, muitas vezes, nem precisa ir até a consulta fisicamente.

Agendando a consulta online

O agendamento online de qualquer um desses serviços pode ser feito através do site do INSS, na aba agendamento. Você pode acessá-lo aqui. Ao acessar o site, será preciso preencher o formulário que será carregado com seus dados.

Entre eles: nome completo, número de CPF e data de nascimento. Após isso, é só seguir as orientações que o site vai dar para fazer o agendamento. E pronto: tudo feito de forma fácil, simples e prática.

No final, é muito importante que o internauta anote em uma folha, no celular ou algum lugar que lembre as informações passadas: como dia, hora e local da consulta, já que perder a data pode ocasionar em problemas em uma nova remarcação.

Em quais casos é preciso ir até a agência?

Em nenhum caso é necessário comparecer a uma agência para fazer agendamento porque o agendamento online tem a mesma validade. Todos os serviços e procedimentos podem ser agendados pela internet ou pelo telefone 135.

Só é preciso comparecer a uma agência INSS para realizar a consulta agendada ou para realizar um dos serviços e solicitações que não precisam de agendamento. São eles: emissão de Senha para Acesso ao Meu INSS (quando não é possível fazer pela internet) e consulta da Situação do Benefício.

Além das consultas da Situação de Pedidos de Revisão e Recursos, cálculo de GPS em Atraso e inscrição na Previdência Social.