Abertura de empresa com o nome sujo é possível?

Você que é MEI (microempreendedor individual) ou você que está se dando bem no mundo do empreendedorismo e quer formalizar o seu negócio já deve ter se perguntado se é possível fazer a abertura de empresa mesmo negativado.

A verdade é que o nome sujo restringe o consumidor de algumas coisas, como de conseguir crédito em grandes bancos. Agora, no caso de abrir uma empresa, como será que tudo funciona? Confira nas próximas linhas.

Abertura de empresa com o nome sujo é possível? 1

Dá para abrir a empresa com nome sujo?

Existe uma dúvida muito comum sobre a possibilidade de abrir uma empresa com o nome sujo.

Isso porque o sonho de empreender e de abrir uma empresa prevalecem em muitas pessoas, ainda mais aqui no Brasil onde há um grande número de pessoas inteligentes, criativas e empreendedoras!

Só que dessas pessoas está negativadas e tem a seguinte dúvida: “será que eu consigo abrir uma empresa com o nome sujo”?

É possível. É possível abrir empresa com o nome sujo!

Vale lembrar que as pessoas físicas é que estão com alguma restrição financeira e não a pessoa jurídica, que é a empresa. Vamos entender…

A inadimplência!

O nome sujo, como é mais conhecido, não pode inibir a abertura e da empresa e não tem nenhum problema nisso.

Tudo isso acontece devido à lei complementar número 123 de 14 de dezembro de 2006, que não tem nenhuma restrição para a abertura de empresas para pessoas que possuam restrições cadastrais em seu nome.

Então, a questão do nome sujo não é um problema, tá bom?

Agora, há outros pontos que precisam ser vistos além desse, já que esses sim podem acabar prejudicando você ao abrir uma empresa.

O que pode impedir a abertura de empresa?

Im dos motivos que pode te restringir na abertura da empresa é o seguinte: deixar de apresentar a declaração de imposto de renda pelos últimos 5 anos!

Isso porque nesse caso, a Receita Federal e os órgãos do governo passam a não confiar nos seus rendimentos, entendeu?

Além disso, as pessoas que têm dívida ativa na Receita Federal também podem ser impedidas de abrir sua própria empresa.

Vamos supor: você tem uma dívida adquirida sendo uma pessoa física, aí a Receita releva porque sabe que abrindo a empresa você pode dar a volta por cima.

Agora, sendo uma pessoa jurídica, enquanto pessoa física você tem que prestar contas. Se não faz isso, o governo entende que você não tem como abrir a empresa por falta de comprovações e recursos.

O planejamento empresarial

Agora, independente de estar com o nome sujo ou não, na hora de abrir uma empresa é muito importante que você tenha um planejamento financeiro bem feito, inclusive, com o que é chamado de plano de ação.

Isso pode ser determinante para o seu sucesso empresarial.