7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso

Ser mãe sozinha não é algo fácil de encarar, mas muitas vezes é necessário. O desafio de criar filhos e filhas sozinha pode acontecer por diversos motivos e por isso, é preciso aprender a lidar com esse obstáculo.

Saber como ser uma mãe solteira de sucesso é um grande benefício para as mulheres que precisam conduzir a família. Então, nossa equipe separou 7 dicas para aquelas que querem ter sucesso nessa árdua caminhada.

7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

7. Organização é a base de tudo

Ao ser uma mãe solteira, diversas atividades irão levar mais tempo para serem realizadas, precisando de mais esforço para saírem conforme o planejado. Organizar-se te dará a oportunidade de crescer e ser independente.

7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para isso, separamos algumas recomendações para você ter uma base de como se organizar. A seguir, confira mais sobre. Ressalta-se que, é possível adaptar as ideias abaixo à sua realidade. 

  • Crie um orçamento base;
  • Planeje as compras do mercado;
  • Organize um cardápio para toda semana;
  • Cozinhe com antecedência;
  • Crie uma rotina para realizar as tarefas da criança e do lar.

Ao seguir uma rotina e ter organização diante de situações do cotidiano, seu filho passará a entender mais sobre o assunto e poderá adotar a disciplina em sua vida. Dê alguma responsabilidade à criança, pois assim ele pode se sentir motivado e livre.

6. Procure o apoio de conhecidos

7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Independente de ser mãe ou não, sabemos que é necessário ter o apoio de quem a gente ama para as coisas darem certo. Como mãe solteira, essa ajuda será de extrema importância. Por isso, não tenha medo em pedir apoio quando necessitar.

Pais e irmãos são as primeiras pessoas que costumam oferecer um bom apoio em diversos casos. Por ser uma família mais direta, você terá a confiança suficiente para contar problemas ou pedir ajuda em relação ao seu filho.

5. Preocupe-se com a sua saúde mental

7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os filhos necessitam de uma mãe saudável capaz de cuidar deles. Por isso, é preciso estar atento à sua saúde, cuidando da sua alimentação e praticando exercícios que fazem bem para o corpo e mente.

Quando possível, faça exames de check-ups geral. Consulte um clínico geral, vá ao dentista periodicamente, marque um ginecologista todo o ano e realize outras avaliações médicas que achar necessário.

Em relação a alimentação e o exercício físico, eles podem ensinar bons hábitos ao seu filho. Um bom ditado já fiz: ‘‘os filhos são o reflexo dos pais’’. Com isso, eles podem se interessar pelo o que você está fazendo e imitá-la, fazendo com que sejam estimulados com bons hábitos.

4. Contato com o figura paterna

7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Esse tópico vai para as mães que têm algum tipo de contato com o pai da criança. Neste caso, se o pai deseja se relacionar com o seu filho, não bloqueie o contato e permita que encontros aconteçam. 

Tanto a lei, quanto os especialistas apontam que somente em casos extremos, como o de violência ou algo similar, é permitido que não haja nenhum tipo de contato, ou seja, há uma contraindicação. 

Caso esse não seja o contexto, mesmo que não aprove as atitudes do ex-cônjuge, o convívio dele com o filho deve ser avaliado para acontecer da melhor maneira possível. Isso será bom para que, no futuro, a criança tenha o seu ponto de vista acerca do pai.

3. Responda as dúvidas que surgirem

7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

É normal que a criança pergunte acerca do pai e queira saber mais sobre a sua própria história. Omitir e até mesmo mentir podem prejudicar na criação do seu filho. Por isso, é importante manter a tranquilidade (igual mostramos no tópico 7) e ser transparente. 

Caso o casamento tenha terminado por conta de um divórcio, deixe a criança saber. Se o pai dele não esteve presente em boa parte de sua vida, o seu filho merece saber. É importante mencionar que por meio dessas informações, o pequeno irá moldar o seu caráter

Não tenha receio e fale a verdade à criança, utilizando uma linguagem apropriada. Responda o que foi perguntado com jeitinho e respeite o todo o tempo necessário do seu filho para que ele assimile a realidade.

2. Comunique a terceiros

7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Assim como a criança precisa saber do que aconteceu, ressalta-se a importância de deixar que pessoas e ambientes que fazem parte do seu cotidiano, como escola e cursos extracurriculares, por exemplo, saibam que você é uma mãe solteira.

Isso irá ajudar a enfrentar diversas situações, como homenagens aos pais nas escolas. Dessa forma, a criança não precisará ficar deslocada e caso se sinta à vontade, pode levar outra pessoa no lugar ou até mesmo não ir a uma comemoração do tipo. 

Escolha bem para quem irá comunicar sobre o fato e trabalhe, juntamente com quem informar, as melhores maneiras para que a criança consiga lidar com o ocorrido. Isso fará toda a diferença no futuro do seu filho. 

1. Mantenha a tranquilidade

7 dicas para ser uma mãe solteira de sucesso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pode parecer difícil, mas é preciso manter a tranquilidade e o equilíbrio emocional diante dessa situação. Sentimentos como o desânimo, a solidão e o abandono podem ser muito comuns em diversas etapas da vida, mas eles podem interferir negativamente na criação de um filho.

Sabemos que nem sempre é possível educar a criança do melhor jeito possível, pois desafios fazem parte da rotina. Por isso, deve-se focar no lado positivo da questão, evitando refletir muito em fatos que só atrapalham o momento, como a ausência paterna, por exemplo.

Quanto mais tranquila estiver, maior segurança você e o seu filho terão. Além disso, a estabilidade poderá ajudar a encarar melhor as situações conflitantes. Por isso, é preciso ter essa atitude para ter sucesso nesse cenário.

Leia também: Mãe empreendedora: como aproveitar a maternidade para lucrar.

References

Mãe empreendedora: como aproveitar a maternidade para lucrarMãe empreendedora: como aproveitar a maternidade para lucrar | Mães de Sucesso