7 dicas para eternizar as lembranças das crianças de forma criativa

É muito comum vermos os pais reclamando que os filhos crescem rápido demais e que nem veem o tempo passar. Então é na infância que os adultos mais tiram fotos das crianças, justamente para não perder as recordações dessa fase mágica. 

Às vezes alguns momentos passam despercebidos, mas isso pode ser resolvido com algumas dicas que podem ajudar a eternizar as lembranças dos pequenos de um jeito bem criativo e divertido. Afinal, essas memórias vão ficar guardadas tanto pelos pais como pelas crianças, que ao crescerem terão acesso no futuro.

7 dicas para eternizar as lembranças das crianças de forma criativa
Fonte: (Reprodução/Internet)

7. Crie um tesouro com fotos

Fazer uma caça ao tesouro é uma forma bastante divertida de eternizar as recordações das crianças. Sem contar que elas poderão interagir na descoberta de suas lembranças. Tudo o que precisa fazer é criar um tesouro com fotos da infância, cartas, roupinhas da época de bebê, etc. 

7 dicas para eternizar as lembranças das crianças de forma criativa
Fonte: (Reprodução/Internet)

É interessante ir à caça do tesouro em datas comemorativas, como o aniversário do filho, e fazer um registro do momento com vídeos e fotos. A ideia é deixar com que as crianças só tenham acesso a essas memórias depois de alguns anos. Não se esqueça de fazer um mapa orientando os pequenos.

6. Faça cartas ou diário 

Uma das formas mais interessantes de deixar os sentimentos registrados, as memórias e até mesmo os conselhos dos pais para os filhos é através de cartas ou até mesmo diário. Relatar como foi a experiência da notícia de que um bebê estava a caminho pode ser algo que futuramente as crianças vão adorar saber. 

5. Grave uma mensagem 

Um jeito muito criativo e emocionante de guardar lembranças é gravar um áudio para seus filhos e deixá-los depois de grandes. Grave falando sobre a alegria do nascimento das crianças ou do orgulho na apresentação na escola. 

7 dicas para eternizar as lembranças das crianças de forma criativa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Essa é uma forma de deixar que as crianças saibam dos sentimentos mais profundos e de ternura que os pais têm pelos filhos. Às vezes, eles podem passar sem serem externalizados no dia a dia. Gravar conselhos para eles também é uma opção criativa. 

4. Crie um álbum de fotos

Uma forma bem tradicional de guardar registros especiais é montar um álbum de fotos. Apesar das evoluções tecnológicas, eles ainda possuem um significado especial. Sem contar que é muito mais interessante quando as recordações são físicas, possibilitando que as crianças toquem e sintam a emoção daquele momento.

Nesse caso os pais podem criar o álbum em ordem cronológica, selecionando fotos desde a gestação até a fase adulta do filho. Mas, outra alternativa é montar esses registros sem ter uma ordem temporal. O importante é que tenha as recordações. 

3. Monte uma playlist 

Essa dica é uma das mais simples da nossa listinha: montar uma playlist. É um jeito prático de recordar os melhores momentos da infância dos pequenos. Então, os pais só precisam selecionar músicas que os façam lembrar desse período. 

7 dicas para eternizar as lembranças das crianças de forma criativa
Fonte: (Reprodução/Internet)

A forma mais segura de fazer isso, sem perder a lista, é arquivar as músicas em um pendrive ou HD externo. Ao escolher as canções, lembre-se de escrever uma carta explicando porque elas foram selecionadas e quais foram os momentos marcantes.

Veja o que levar em consideração na hora de escolher as músicas:

  • Música que gostava de ouvir durante a gestação;
  • Artistas que quer que os filhos conheçam;
  • Músicas e artistas preferidos dos pais;
  • Canções cantadas pelas crianças na infância;
  • Músicas com letras de pais para filhos ou vice-versa.

2. Crie uma cápsula do tempo 

Outra forma pra lá de criativa para eternizar a memória dos filhos é criando uma cápsula do tempo. Essa dica vai para aqueles papais que querem deixar lembranças de fases importantes para os seus filhos

O nascimento do dentinho, os primeiros passos, a primeira vez que andou de bicicleta, entre outros momentos marcantes podem ficar registrados. Se quiser deixar a cápsula ainda mais interessante, coloque objetos que remetam o ano de cada fase, fotos e indique todas as datas.

Por precaução, opte por recipientes que resistam um longo período de tempo e selecione materiais que não estraguem como caixas e baús. Também, estabeleça uma data limite para que as crianças abram a cápsula

Veja abaixo uma forma criativa de montar a sua:

1. Coloque uma mensagem numa garrafa

Por último, essa vai para aqueles papais que gostam de coisas clássicas, recomendamos que deixem uma mensagem numa garrafa de vidro. Uma forma bem cinematográfica de eternizar memórias, não é mesmo? Só não vale jogar no mar. 

Aqui, as crianças podem escrever para elas mesmas descrevendo sentimentos ou situações que elas viveram. Ou os pais podem deixar recados para os filhos lerem futuramente. Lembrando que o legal é abrir a garrafa só daqui algum tempo.