5 motivos para solicitar o empréstimo consignado (ou não)

Já ouviu falar do empréstimo consignado? Será que vale a pena? Como é que funciona? Quais são as vantagens e desvantagens? É sobre tudo isso que vamos falar e o assunto é importante para ser estudado antes de você solicitar o empréstimo, tá bom?

A grande mágica desse tipo de empréstimo é que o pagamento descontado diretamente do salário ou da sua aposentadoria, o que apresenta um risco menor para o banco e, portanto, as taxas de juros são menores, sendo esse um dos grandes diferenciais.

5 motivos para solicitar o empréstimo consignado (ou não)

5 motivos para solicitar o empréstimo

Entre as vantagens e as desvantagens dessa linha de crédito, separamos 5 motivos que você tem que analisar antes de solicitar o empréstimo. Leve em conta que são pontos importantes para serem discutidos e que podem te trazer mais transparência sobre o crédito.

1 – Facilidade em solicitar o empréstimo

O risco que o consignado representa para o banco é quase nulo, por isso, é muito mais simples e sem burocracia você fazer um pedido de crédito e ser aprovado. Tanto é que essa é uma linha de crédito muito boa até mesmo para os inadimplentes, que estão com o nome sujo.

2 – Taxas de juros menores

É aquela velha história: quanto menor o risco, menores os juros!

E isso acontece justamente pelo fato de o crédito ser consignado e apresentar o menor risco para o banco – isso significa que os juros vão ser menores também, principalmente se comparado com o empréstimo tradicional pessoal ou então o rotativo do cartão de crédito.

3 – Prazo de pagamento estendido

Tem banco que permite o pagamento em até 120 meses para o empréstimo consignado enquanto que para o empréstimo pessoal ele vai apenas até a metade disso – 60 meses.

4 – O risco de perder o emprego

Já do lado negativo há um ponto importante a se considerar: e se você perder o emprego? Parcelar uma dívida em 120 meses pode não ser tão bom assim!

E lembre-se o consignado é descontado diretamente do seu salário, ou seja, se você perder o emprego, o banco com certeza não vai deixar de receber e você vai ter que arcar de alguma forma.

5 – Imprevistos acontecem

Então, você pode não perder o emprego, mas imagine se estourar um cano na sua  casa ou você precisar pagar aquela batida no carro.

O empréstimo consignado pode ser uma mão na roda para você conseguir realizar os seus sonhos e projetos pessoais sem a burocracia toda.

Então, é preciso considerar o risco com as vantagens para saber se há motivos para solicitar o empréstimo ou não.

Solicitar o empréstimo

E vale lembrar que o empréstimo consignado fica disponível apenas para quem tem carteira de trabalho assinada ou é pensionista/aposentado do INSS, além de funcionários público. Então, essa é a regra para solicitar o empréstimo.

Agora, na hora de fazer isso se lembre de analisar as taxas, que não segue um padrão único e cada banco e instituição financeira tem a sua própria tabela – por isso, exija-a quando for simular o seu crédito!