5 dicas para enriquecer em 2019

Um assunto legal seria falar sobre a retrospectiva de 2018 da sua vida, não acha? Só que não. Hoje vamos falar sobre as suas previsões para este ano. Afinal, você quer ou não ser uma pessoa mais rica e mais empoderada neste ano?

E quando falamos em ficar rico ou caminhar para a riqueza, entenda algo como melhorar a vida financeira da sua família, prosperando, criando reservas de emergência e tendo estabilidade financeira.

5 dicas para enriquecer em 2019
Foto: (reprodução/internet)

O que temos aqui são apenas dicas. No entanto, saiba que se elas forem devidamente seguidas, poderão te levar a um caminho muito mais virtuoso no quesito dinheiro!

Controle as suas finanças

Para que você controle as suas finanças é preciso ter instrumentos para fazer isso. E isso é muito fácil, mesmo. Tem aplicativos de finanças gratuitos de monte no seu celular. Além disso, dá para usar também planilhas do Excel.

Então, você tem tudo para controlar suas finanças. Faça isso anotando os gastos e os ganhos. Dessa forma, vai ser possível ter uma maior noção sobre o dinheiro que entra e o que sai de seu orçamento.

Priorize os seus sonhos

Não só os seus, mas os de sua família também, é claro. Mas, para que você possa realizá-los é preciso saber algumas respostas: o que é esse sonho? Quanto custa? Quanto vai guardar? Em quanto tempo? Isso é priorizar os sonhos e estabelecer metas!

Aliás, esta é a única maneira de concretizar os objetivos, com um bom planejamento. Por esta razão, não hesite em traçar estratégias financeiras no papel a fim de conquistar os seus objetivos de vida.

Atenção ao padrão de vida

Adeque os seus gastos à sua receita mensal. Estabeleça um padrão de vida sustentável, ou seja, nunca gaste mais do que você ganha. Só assim será possível realizar o seu sonho, que está no tópico acima.

Muitos de nós somos abordados a todo momento pela mídia e pela propaganda, que diz para compramos mais e comprarmos porque está barato. Só que isso não tem de bom. Só compre o que precisa e aí sim, pesquise e compare os preços.

Comece a poupar dinheiro

Guardar, reter, proteger o dinheiro que passa pelas suas mãos é um passo fundamental na sua nova vida financeira. Nós muitas vezes gastamos primeiro e deixamos de poupar. Para o resultado mudar, basta inverter esses valores: primeiro você guarda para os seus sonhos e depois você gasta com consciência. Combinado?

Tem muita gente que joga na loteria para em 24 horas ter na conta 1 milhão de reais. Só que, a educação financeira é que faz a gente dar valor ao nosso dinheiro, economizar, realizar sonhos e enriquecer.

Crie uma reserva financeira

Muitas pessoas não conseguem ter reserva financeira porque gastam tudo todo mês. Só que quando algum imprevisto acontece, elas se desesperam e fazem muita coisa ruim, como empréstimos caros.

Então, saiba que tem sim jeito de você arrumar essa sua vida e essa reserva para ter noites mais tranquilas e condições de tomar decisões mais assertivamente.

Não dá para ter um ano de 2019 sem reserva financeira, nem sem sonhos. Comece a poupar dinheiro e aprenda a controlar o seu dinheiro. Como? Siga os 5 passos acima. Este é um ótimo começo!