Vai viajar? Considere os gastos com a manutenção do carro no orçamento

Viajar de carro tem vários benefícios hoje em dia. É claro que isso depende de vários fatores, como a distância, o número de passageiros, o conforto, etc. No entanto, para muita gente, é uma forma de curtir a viagem, ver paisagens, conversar e entrar no clima do passeio.

Ainda mais para lugares que não são tão distantes, o que pode resulta, também, na economia de dinheiro. Porque mesmo com o barateamento do preço das passagens aéreas, elas ainda possuem um valor elevado, ao menos se comparado com uma viagem de carro.

ANÚNCIO

Por outro lado, você não deve simplesmente pegar o seu carro e partir em viagem. Antes disso é preciso tomar uma série de cuidados e precauções. E uma das principais delas tem a ver com a manutenção do carro para antes da viagem. Saiba mais sobre isso.

O que se faz na revisão do carro

Essa revisão do carro antes da viagem é importante para verificar se o seu veículo tem todas as condições de seguir viagem. Portanto, o mecânico tem que considerar o objetivo da manutenção, que é a estrada e o trânsito.

Assim sendo, ele tem que olhar itens de segurança para o passageiro, motorista e todos os que estão rodando nas estradas do país. Logo, vão ser analisados e testados itens como o pneu, por exemplo. Mas, não basta calibrar os pneus.

ANÚNCIO

É necessário que se verifique o estado dele, já que um pneu gasto demais não pode ir para a pista. Também é ideal que se faça o alinhamento e balanceamento do carro, que tem a ver com pneus e direção. Ele precisa ser um carro estável na sua viagem.

E essa atenção toda vale para outras partes do carro, como freios, motor e até mesmo acessórios que serão importantes, como para-brisas e ar-condicionado.

Qual é o custo da manutenção

ANÚNCIO

Infelizmente, a gente não pode citar um valor para esse custo que você terá antes da viagem. Isso porque o valor tem uma variação muito grande com base em vários itens, desde a mecânica escolhida até o tipo e o ano do veículo. Quanto mais velho, mais cara a manutenção.

E aqui também vai entrar o seu cuidado ao ter feito as manutenções preventivas, né. Se você fez, é óbvio que agora terá bem menos gasto. Mas, se não fez como deveria é possível que agora tenha muito gasto pela frente para arrumar e revisar tudo o que é necessário.

Por exemplo, note que pode ser que você tenha que trocar os pneus, trocar as pastilhas de freio, o filtro do ar-condicionado, calibragem. E isso vai ter um custo. Mas, também pode ser que você só precisa alinhar e balancear, o que vai ser bem mais barato.

Portanto, fica claro que a variação é bem grande e vai depender de fatores.

O custo vale a pena!

Agora, não dá para terminar o texto sem dizer que esse custo vale a pena. E vale porque não tem preço que pague o risco de viajar de carro sem os cuidados devidos. Você acaba pondo a sua vida em risco e de outras pessoas também.

Portanto, é quando o barato sai caro. E a manutenção do carro antes da viagem sempre vai valer a pena, se você considerar os riscos que a falta dela pode proporcionar.

Não há posts para exibir