14º salário – Quem tem direito

O 14ªº salário é uma bonificação que muitas empresas fazem aos seus funcionários como forma de agradecimento e de repartição dos lucros obtidos durante o último período. Assim, os funcionários recebem uma renda extra que não tem descontos.

Na hora de solicitar ou sacar o 14º salário não tem segredos: o valor vem agregado junto com o pagamento no mês que foi definido pela empesa. O percentual pode variar conforme as regras de cada empresa e tem um jeito de saber quem tem direito ao 13º salário.

14º salário - Quem tem direito

Porque diferente do 13º salário, o 14º salário não é um benefício obrigatório em lei, que é pago conforme base das leis. O 14º é um valor espontâneo que pode variar conforme a condição financeira da empresa. Descubra como funciona o 14º salário.

Entenda o 14º salário

Existe uma grande confusão quando se trata de 14º salário. Assim, é muito importante entender o que é o 14º salário antes de saber quem tem direito ao benefício, lembrando que ele pode ser pago anualmente pela empresa.

O 14º salário não é o 13º salário e nem mesmo o abono salarial (PIS). Primeiro, saiba que o 13º salário é um pagamento obrigatório é de direito de todos os trabalhadores, sendo chamado também de abono de natal. Outro é o PIS, que é para pessoas com carteira assinada.

Portanto, o 14º salário não é nem um e nem outro. Ainda que seja um abono salarial que muitas pessoas têm direito. Mas, o que é o 14º salário? Ele é reconhecido como uma bonificação que muitas empresas pagam aos seus funcionários.

De maneira geral, as grandes empresas pagam o 14º salário como uma repartição do bônus que conseguem em forma de lucro com as vendas durante o ano que passou. Parte do lucro é dividida entre os funcionários em forma de renda.

Direito ao 14º salário

O bônus do 14º salário não tem previsão legal, isto é, não está na lei. Mas, pode ser concedido aos funcionários por vontade própria das empresas em eventos de bonificação ou com outros nomes característicos de cada empresa.

Portanto, não existe uma regra para saber quem tem direito ao 14º salário, sendo que isso depende da forma com que a empresa que você trabalha atua. É por isso que ele é diferente do 13º salário, que é obrigatório em lei.

Agora, muita atenção aqui: em algumas cidades do país, o 14º salário é conhecido como sendo o PIS, isto é um programa do governo que beneficia trabalhadores de empesas privadas que tem alguns requisitos como estar cadastrado no programa há 5 anos.

Golpe!

Este conteúdo também lhe será útil para falar sobre um novo golpe que surgiu nas redes sociais sobre o 14º salário. Nele, os fraudadores prometem um pagamento de 14º salário que será feito pela Caixa, o que de fato não existe.

Assim sendo, para saber se você tem direito ao 14º salário, o ideal é saber se a sua empresa participa dessa forma de pagamento de bônus. E em caso positivo, busque informações sobre a data de pagamento e os valores desse abono.