13º salário – descubra qual é a data de pagamento certa!

O 13º salário é um benefício de muitos trabalhadores brasileiros e o dinheiro pode ser usado para qualquer fim pessoal que o trabalhador escolher, desde uma viagem de fim de ano até o conserto do carro que quebrou ou a reforma da casa.

No entanto, o assunto ainda gera muitas dúvidas nas pessoas, que não sabem qual é a data exata do pagamento do 13º salário – o que a maioria sabe é que é no fim do ano, mas não fazem ideia do dia certo e saber isso pode ser importante para o planejamento financeiro.

13º salário – descubra qual é a data de pagamento certa!

Então, vamos descobrir qual é o dia certo do pagamento do 13º salário. E saiba também como funciona o pagamento, como ele pode ser usado, quem tem que pagar, onde receber e tudo mais que gira em torno desse benefício trabalhista.

O 13º salário

O 13º salário é um dinheiro extra a gente costuma receber no final do ano e é o equivalente a mais ou menos um salário mensal. Sendo que o valor exato vai depender do número de dias que a pessoa trabalhou no ano anterior ao recebimento.

Mas, existe um motivo para esse salário ser pago. No Brasil, a maioria dos trabalhadores registrados é pagos mensalmente. Acontece que os dias dos meses não são todos iguais. Então, para não ter essa diferença foi decidido o direito a receber o dinheiro no final do ano.

Logo, o pagamento do 13º salário é equivalente a 1/12 do salário recebido a cada mês, por isso, que no final de tudo o 13º é basicamente mais um salário que você recebe.

O dia do pagamento do 13º salário

Esse salário extra costuma ser pago em 2 parcelas. Sendo que a 1ª precisa do pagamento do 13º salário ser paga até dia 30 de novembro. Mas, caso o funcionário queira receber antes porque vai tirar férias, por exemplo, também é possível.

Mas, não se esqueça de que você pedir o dinheiro antes, não vai recebê-lo novamente depois, lá em novembro. O fato é que a antecipação é possível, apesar de nem sempre ser recomendada.

Já a 2ª parcela precisa deve ser paga até o dia 20 de dezembro e essa além de não poder ser adiantada também tem aqueles benditos descontos que todo mundo já conhece. É verdade, até o 13º salário tem os descontos.

Use de forma consciente

Muita gente se empolga com o dinheiro na conta e sai gastando sem pensar no amanhã. Só que a recomendação é que se use o 13º salário de forma inteligente. Ninguém é de ferro e precisa poupar todo o dinheiro, mas fazer a economia de uma parte dele é possível.

Mesmo porque em janeiro tem muitas contas, como IPVA, IPTU, material escolar, entre outros. E se o 13º salário for usado de forma inteligente vai poder custear boa parte desse gasto, evitando assim que o consumidor crie dívidas ou fique muito apertado financeiramente.

Agora que ficou simples entender qual é o dia do pagamento do 13º salário já dá para fazer planos para o uso desse benefício trabalhista. Lembre-se, no entanto, de que dezembro e janeiro são considerados meses de muitos gastos.